Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de Abril de 2010

 

Atualizado Código de Ética Médica

 

 

Foto: Marcio Arruda

          Nesta terça-feira (13), a Conselheira Maria Thereza Almeida Antunes representou o Conselho Nacional de Saúde (CNS) na solenidade de lançamento do sexto Código de Ética Médica brasileiro na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília. O documento, que já está em vigor, é resultado de um trabalho iniciado há mais de dois anos e que buscou melhorar, adequar, atualizar e revisar o código anterior, inserindo temas relacionados aos avanços tecnológicos, por exemplo.

 

          No lançamento, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, elogiou o novo código e afirmou que “ele está sintonizado com os novos tempos, com a nova medicina”. Outro ponto de destaque do documento, segundo o Ministro, é continuar trazendo o ser humano para o centro da medicina, além de ressaltar a relação humanizada entre médico e paciente. Ao falar sobre o Sistema Único de Saúde, José Gomes Temporão apontou a Carreira Nacional do SUS e o Serviço Civil em Saúde como algumas das propostas de melhorias do Sistema, pontos estes que fazem parte da Agenda Política do CNS de 2010. Na ocasião, o Ministro da Saúde também defendeu o retorno das entidades médicas ao Conselho.

img  

          Para o Presidente do Conselho Federal de Medicina e Coordenador da Comissão Nacional de Revisão do Código, Roberto Luiz d’Avila, o código atualizado, fruto de uma construção coletiva, “é um verdadeiro contrato social que o médico estabelece com o paciente, a sociedade, os profissionais que trabalham em assistência em saúde e com a própria profissão. É um contrato de reforço do exercício da boa medicina”.  Roberto Luiz d’Avila também defendeu o código revisado e ampliado como um reforço da autonomia do paciente, que terá uma voz mais ativa na relação com o médico.

 

          O Código de Ética Médica pode ser acessado no site http://www.portalmedico.org.br/novocodigo/index.asp

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I