Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de janeiro de 2010

 

 

CNS lamenta falecimento de Zilda Arns

 

 

 

img

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lamenta profundamente a notícia do falecimento da Conselheira Zilda Arns.

 

Zilda Arns foi Conselheira Nacional de 1990 a 2009 e teve papel importante na construção e sustentação do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua participação foi fundamental para o fortalecimento do controle social, com uma intensa atuação na implantação de Conselhos de Saúde em todo Brasil, na aprovação da Emenda Constitucional n0 29 de 2000, que assegurou recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, no trabalho na Comissão Intersetorial de Saúde Indígena do CNS. Foram 19 anos de atuação.

 

Zilda Arns foi um exemplo de participação como Conselheira Nacional. Dedicou sua vida a trabalhos de solidariedade, apostando na educação como ferramenta para combate a doenças infantis e à desnutrição. Em 1983, a pedido do irmão, iniciou os trabalhos da Pastoral da Criança, uma entidade que tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e atua em 27 países. Sua atuação rendeu diversos prêmios e homenagens no Brasil e no mundo.

 

Irmã do cardeal-arcebispo emérito de São Paulo, d. Paulo Evaristo Arns, nasceu em Santa Catarina, em 1934. Viúva, deixou cinco filhos: Rubens (Médico Veterinário), Nelson (Médico), Heloísa (Psicóloga), Rogério (Administrador de Empresas) e Silvia (Administradora de Empresas).

 

O Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, ao ser comunicado da notícia lamentou: “Perdemos um exemplo de participação social e cidadã. Morreu em missão”.



Despedida no CNS

 

Em sua despedida do CNS, em março de 2009, Zilda Arns informou que assumiu três missões, dentre elas a coordenação da Pastoral Idosa e a coordenação da Pastoral da Criança Internacional, que demandariam dedicação quase integral e que, portanto, não poderia mais desempenhar o papel de conselheira como gostaria.

 

Durante a reunião do CNS, disse que a sua paixão pela saúde pública a acompanharia até o fim da sua vida. Ressaltou que fundou a Pastoral da Criança por acreditar que a prevenção das doenças e a promoção da saúde passavam pela educação das famílias. Por isso, foram criadas redes de solidariedade humana para educar as famílias no sentido de cuidarem melhor dos filhos.

Zilda Arns agradeceu a todos pelos momentos e ressaltou o seu amor pelo SUS, na sua visão, o melhor sistema de saúde do mundo. Também se colocou à disposição para contribuir com atividades de mobilização do CNS, mesmo não sendo mais conselheira.

    

 

 

        

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I