Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de setembro de 2010

 

 

Secretária apresenta ao CNS trabalho a frente da Saúde no DF

 

 

img

      Nesta quarta-feira (15), a ex-Conselheira Nacional e Secretária de Saúde do Distrito Federal, Fabíola de Aguiar Nunes, participou da 213ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Em pauta a situação da saúde no DF e o seu trabalho a frente da Secretaria.

 

      Fabíola Nunes agradeceu ao Conselho a oportunidade de trazer informações sobre a saúde no DF, bem como o apoio recebido do CNS. Na abertura de sua fala, a Secretária destacou a grave situação encontrada e informou sobre o acordo com o Governador do DF, Rogério Rosso, do compromisso de trabalhar sem a interferência de ações político-partidárias na saúde. "O Governo está empenhado em mostrar que na capital tem gente na área da saúde que está preocupada com a população. É preciso resgatar no DF os princípios sanitários", afirmou.

 

      De acordo com a Secretária de Saúde do DF, entre os problemas encontrados estava a falta de abastecimento na rede. A criação da Secretaria Extraordinária de Logística e Infraestrutura, que veio para organizar o abastecimento da rede, a decisão de não comprar apenas por emergência e a adesão a algumas atas de compras foram algumas das soluções encontradas para diminuir o problema.

 

      Conseguir deixar o Controle Social no DF estruturado também é um dos objetivos da Secretária que informou sobre o projeto de lei de reestruturação do Conselho de Saúde, que já está na Câmara Legislativa, e a criação dos conselhos regionais, que têm reunião mensal com o Governador do DF. Além disso, Fabíola Nunes apontou a judicialização como outro sério problema da saúde do DF.

 

      A redução da privatização da saúde foi outro tema apresentado pela Secretária. Fabíola Nunes falou do distrato entre o Governo e a organização que administrava algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no DF e exemplificou o caso da unidade de Samambaia que será administrada com recursos próprios. Sobre O Hospital de Santa Maria, administrado por uma organização social, a Secretária afirmou que "o contrato é a coisa mais lesiva que a Secretaria poderia ter". Entre as medidas adotadas pelo Governo em relação ao Hospital está o contingenciamento de recursos até o recebimento das informações sobre patrimônio, comprado com recursos da Secretaria.

 

      "O que não tiver gasto comprovado será descontado", informou.

 

      Outras medidas ressaltadas pela Secretária de Saúde foram a identificação das maiores prioridades da população na área da saúde junto ao Ministério Público, a criação de uma Subsecretaria de Atenção a Saúde e a estruturação da pesquisa em saúde.

 

      O Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, destacou o trabalho da Secretária Fabíola. "Com todas as dificuldades que tem, e com o respaldo político, o trabalho da Secretária mostra que é possível se fazer ações as quais o Conselho Nacional de Saúde defende. Temos que agradecer sua atuação e o que tem feito, não apenas para o DF, mas para todo o Sistema Único de Saúde", afirmou.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I