Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de outubro de 2011

 

Mobilização em prol da saúde da população negra é destaque nacional

 

 

 

          Com o slogan “Saúde da População Negra é Direito, é Lei: racismo e discriminação fazem mal à saúde”, inicia em 27 de outubro a Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra 2011. O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância de se garantir o acesso dos negros à saúde pública. As ações vão seguir até o dia 20 de novembro quando se celebra o dia Consciência Negra.


          De acordo com informações dos organizadores da Mobilização Nacional, serão realizados por todo o país debates e ações estratégicas nas comunidades, unidades de saúde, hospitais com a participação de especialistas, gestores, profissionais de saúde, lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil focadas no enfrentamento do racismo institucional no Sistema Único de Saúde e no processo de implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) nos estados e municípios.


          Atualmente os dados referentes a essa população em se tratando de saúde evidenciam a diminuição da qualidade e da expectativa de vida, tanto pelas altas taxas de morte materna e infantil, como pela violência que afeta de forma mais intensa esse grupo populacional.


          A Mobilização é organizada pela Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, em parceria com a Articulação de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Rede Lai Lai Apejo – População Negra e AIDS, Rede Nacional Afro-Atitudes, Rede Sapatà - Promoção e Controle Social em Saúde das Lésbicas Negras. Conta com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas, no âmbito do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (UNFPA).

 

Política Nacional de Saúde Integral da População Negra


Aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em 2006, e transformada em norma legislativa pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10), a PNSIPN destaca entre outros direitos: garantir e ampliar o acesso da população negra residente em áreas urbanas, do campo e da floresta às ações e aos serviços de saúde; incluir o tema étnico-racial, nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde e no exercício do controle social; e identificar, combater e prevenir situações de abuso, exploração e violência.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I