Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de maio de 2012

 

 

Conselheiros debatem sobre ferramenta sobre combate a corrupção

 

 

        Entre O tema do combate à corrupção e ao desperdício na saúde voltou ao plenário do Conselho Nacional de Saúde na tarde desta quarta-feira (9) com a presença de representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS) e da União Nacional dos Auditores do SUS (UNASUS).


        O secretário federal de Controle Interno da CGU, Valdir Teixeira, afirmou que hoje a saúde está entre as principais áreas com maior número de denúncias de irregularidades. Segundo dados do secretário, o Ministério da Saúde conta com dez grandes programas, 182 ações e um orçamento de mais de R$ 91 bilhões. Na área da saúde, a CGU fiscaliza desde programas como o Saúde da Família, até problemas como a falta de medicamentos e o saneamento básico inadequado que afeta a saúde da população.


        “Nas auditorias, identificamos problemas de irregularidades nas licitações e contratos no SUS, ausência de elaboração do Plano Municipal de Saúde, falta de controle nos registros do Fundo Municipal de Saúde, composição e funcionamento inadequado dos conselhos de saúde, entre outros aspectos”, explicou Teixeira.
Para o diretor do Departamento de Auditoria do SUS (Denasus), Adalberto Fulgêncio, os últimos dez anos foram de avanços significativos na área de controle social e transparência. Fulgêncio também ressaltou a importância da Lei Complementar nº 141 que regulamentou a Emenda Constitucional nº 29/2000 em fortalecer os instrumentos de controle.


        “A Lei nº 141 consolida o controle como ferramenta fundamental e essencial, vinculado à gestão. Ela obriga que tenhamos que desenvolver um sistema de auditória nacional com presença em todos os entes da federação. Já temos tecnologia e sistema de informação para fazer isso acontecer”, disse o diretor do Denasus.

 

Acesse aqui a  Lei Complementar nº 141

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I