Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de abril de 2012

 

 

Conselho aprova moções sobre violência contra as mulheres

 

 

 

        A Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU) apresentou no Pleno do CNS durante a 232ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde uma moção de protesto contra a decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que absolveu um acusado de cometer violência sexual contra três meninas de 12 anos.


        O texto da moção indica que a decisão do STJ tem repercussões sobre a saúde das mulheres e contribui para a banalização da exploração sexual de crianças e adolescentes. A CISMU ressaltou ainda que o Ministério da Saúde reconhece o problema da violência sexual como violação aos direitos humanos e como questão de saúde pública.


        O Conselho também aprovou moção de repúdio apresentada pela CISMU contra o Projeto de Lei 236, de 31 de maio de 2011, do deputado estadual Francisco Junior (PSD/GO), que trata da obrigatoriedade de os hospitais esclarecerem os riscos e as consequências do aborto às gestantes vítimas de estupro. Segundo a comissão o projeto “afronta os direitos reprodutivos conquistados pelas mulheres brasileiras, assim como as leis e políticas estabelecidas pelo governo brasileiro e o Ministério da Saúde”, levando mulheres aos constrangimentos e coerções que são condenados e combatidos por meio da Carta de Direitos dos Usuários.


Seminário

 

        Para debater sobre a mortalidade materna será realizado em 28 e 29 de maio seminário sobre o enfrentamento da morte materna na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. A organização do evento será da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher e contará com a presença de entidades e organizações não governamentais que tratam da temática, conselheiras de saúde militantes do movimento feminista, representantes de coordenações estaduais de saúde da mulher, entre outros.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I