Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de julho de 2012

 

CNS se empenha pelo direito à informação

 

        Nesta quinta (12), os conselheiros nacionais de saúde dedicaram a manhã a debate sobre a Lei de Acesso à Informação, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, e também avaliaram seus impactos na qualidade do controle social em saúde. O encontro contou com a participação do professor e jornalista Fernando Oliveira Paulino, que coordena o grupo de pesquisa Comunicação Comunitária e Cidadania na Universidade de Brasília, para explicar sobre a lei e sobre a importância dela para consolidar o direito à saúde. “Com a nova lei, conquistamos mais cidadania e reforçamos que, assim como a saúde, a informação fornecida pelos órgãos públicos à população não é um favor”, avaliou.

 

        Além de explicar sobre a lei e comparar com leis similares de outros países, Fernando Paulino apresentou algumas iniciativas de capacitação para mobilização envolvendo comunicação e saúde junto a estudantes de vários níveis, jovens de associações culturais e alunos da Universidade de Brasília, incluindo campanhas de prevenção de doenças e ações educativas para mobilização em saúde. “Assim o acesso à saúde, o acesso à comunicação vai além dos direitos individuais; trata-se de direitos coletivos”, considerou, observando que, para responder ao desafio de responder às demandas da população em termos de transparência e de acesso à informação, os conselhos de saúde terão de se articular cada vez melhor em rede e capacitar todos os que participam do controle social.

 

        Também participaram do encontro representantes da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde e do Departamento de Informática do SUS, que explicaram como o Ministério da Saúde está aprimorando suas ferramentas de comunicação para responder às demandas da sociedade com mais transparência e mais agilidade.

 

Empenho para articulação

 

        A conselheira nacional de saúde Eliane Cruz lembrou que o Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde (PID) é uma iniciativa de comunicação do CNS que ganhou força e que, por ter um grande alcance em termos de articulação, converteu-se em política pública implementada pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, resgatando uma demanda histórica sobre a importância da comunicação e informação para o controle social. O objetivo do PID é contribuir para que os conselheiros de saúde se apropriem de informações e adquiram habilidades para comunicação digital indispensáveis ao exercício do controle social. O programa prevê três componentes: aquisição de equipamentos, conectividade e formação de conselheiros.

 

        Os conselheiros Clóvis Boufleur e Alcides Miranda observaram que o acesso à informação depende também da organização dos arquivos. “Daí a importância de aprimorarmos nossas ferramentas de comunicação”, destacou a conselheira Jurema Werneck. O secretário executivo do CNS, Márcio Florentino, lembrou ainda do esforço atualmente empreendido para que os conselhos de todo o país organizem suas informações em rede e destacou que, na 17ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, a grande demanda expressa pelos conselhos envolveu comunicação, informação e educação. “Por isso, estamos nos organizando em rede para que, com mais capacidade de articulação, possamos responder a essas demandas do controle social”, completou.

 

 

        No segundo semestre desse ano, serão oferecidas seis oficinas regionais para conselhos de saúde, integrando ações e temas estratégicos como o o Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de saúde (Siacs) e a Lei Complementar 141, entre outros. Também será realizado em setembro um seminário com o Ministério Público Federal, para aprofundar uma agenda permanente de articulação.

 

        O Plano Nacional de Saúde aprovada pelo CNS, prevê o aprimoramento da comunicação e da educação para a garantia do direito à saúde e a serviços de qualidade. Entre as iniciativas a serem implementadas, o Plano Nacional de Saúde prevê o desenvolvimento e consolidação da política da gestão da informação do SUS para propiciar transparência e subsidiar a tomada de decisão.

 

        Acesse aqui o livro Comunicação e Saúde, organizado por Fernando Paulino

 

        Assista aqui a vídeo gravado por alunos do Projeto de Extensão de Ação Contínua Comunicação Comunitária (FAC-UnB), que, atentos ao direito à saúde, assumem a missão de promover a troca de conhecimentos em prol das justas transformações sociais.

 

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I