Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de março de 2012

 

Medidas para implementação da Lei de Acesso à Informação Pública são discutidas em seminário

 

         A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram na manhã desta terça-feira (13), em Brasília, o Seminário sobre a Lei de Acesso à Informação Pública nº 12.527 de 18 de novembro de 2011. A norma regulamenta o direito do cidadão de ter amplo acesso a qualquer documento ou informação específica de interesse público e foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em novembro do ano passado.

 

         O evento teve o objetivo de reunir assessorias de comunicação e representantes dos mais variados órgãos da esfera federal para discutir as providências imediatas que deverão ser tomadas para que a lei seja implementada. Entre os procedimentos estão: transparência ativa na internet de dados de interesse público independente de requisição; criação do espaço físico de Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para atendimento de solicitações a partir de prazos e processos a serem seguidos; uso de novas regras para a classificação de documentos e graus de sigilo; implementação de dispositivo de responsabilização dos órgãos e entidades que não cumprem a lei; entre outras medidas.

 

         De acordo com a Diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, a nova lei  deverá ser cumprida por órgãos ligados à administração direta e indireta, inclusive empresas estatais e entidades privadas sem fins lucrativos, que recebem recursos públicos, até a data limite de 16 de maio de 2012.

 

         Ainda segundo Vieira, o Brasil segue uma tendência internacional de transformação da cultura do segredo para a cultura de acesso. “A principal mudança de paradigma que essa lei trouxe foi o acesso à informação como a regra e o sigilo como a exceção”, disse a representante da CGU.

 

         Atualmente cerca de 90 países como Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Uruguai já possuem suas regulamentações a respeito do tema.

 

Acesse e saiba mais sobre a lei: http://www.cgu.gov.br/acessoainformacoes/index.asp

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I