Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 07 de fevereiro de 2013

 

 

 

 

Mais SUS no campo
Escuta itinerante sobre o acesso do povo do campo no SUS

 

 

img

        Parceria entre a CONTAG e a Ouvidoria Geral do SUs é pioneira em desenvolver ouvidoria itinerante sobre o acesso e satisfação dos povos do campo no SUS.  A ouvidora-ativa é uma modalidade de escuta direta com os usuários do sistema, todavia até então tem sido feita mediante consulta telefônica. Para os povos do campo, a escuta foi in lócus.


        Por meio de questionários e falas abertas, cerca de 90 trabalhadores e trabalhadoras rurais tiveram a oportunidade de expressar suas reclamações, denúncias, dúvidas e elogios sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) na Oficina de Escuta Itinerante do Estado de Pernambuco. O evento foi realizado pela Fetape e Contag com o apoio do Ministério da Saúde e aconteceu nos dias 5 e 6 de fevereiro no Centro Social da Federação, em Carpina. As próximas escutas acontecerão em Viana/ES, Borba/AM, Curitiba/PR e Campo Grande/MS, para onde se deslocarão os participantes: mulheres e homens do campo, incluindo conselheiros(as) de saúde, com idade entre 16 e 80 anos.

 
        Dentre os problemas mais citados pelo público mobilizado estão as filas, a demora no resultado dos exames, a chegada das drogas no campo (maconha), a estrutura precária dos hospitais do interior, falta de médicos em quantidade suficiente para atender a população e deficiência nas ações de educação preventiva, principalmente para as mulheres.  A falta de saneamento básico é comum. Faltam fossas até mesmo em casa de agentes comunitários de saúde e jovens que apostam na agroecologia.


        Para a presidenta do Conselho Nacional de Saúde e assessora de Políticas Sociais da Contag , Socorro Souza,  “o povo quer ser escutado, porque a maioria dos gestores e trabalhadores da saúde não escutam suas queixas e nem acolhem suas reivindicações.  Os trabalhadores e trabalhadoras rurais têm muito a dizer sobre o Sistema Único de Saúde. Por isso, consideramos acertada a escolha desta atividade, com o objetivo de fortalecer a luta sindical em defesa de uma saúde pública de qualidade”.


        A ideia é conscientizar os trabalhadores rurais da importância de suas participações na luta para a melhoria do SUS na qualidade de usuários (as). Questionários de avaliação sobre o acesso ao SUS e a qualidade do atendimento foram preenchidos na ocasião e as informações devem contribuir com a solução de problemas relativos às demandas de saúde das populações do campo e da floresta, com destaque para o alcance dos objetivos e resultados propostos na Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta.


        Também aconteceu o Seminário de Sensibilização, Informação e Mobilização para o Controle Social e Gestão Participativa do SUS que contou com a participação de prefeitos e vereadores de vários municípios, o deputado estadual Manoel Santos, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o ouvidor-geral do SUS, Luís Carlos Bolzan e outros parceiros da Fetape.

 

Informações: Assessoria de Comunicação da Contag

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I