Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 22 de outubro de 2013

 

 

Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública convoca a sociedade para Mobilização no dia 30/10

 

 

         O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, diante na necessidade de apreciação do PLP 321/2013 em regime de urgência, convoca Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde e toda a sociedade civil para a Mobilização Nacional em Defesa do SUS e Fortalecimento do Controle Social, que acontecerá no dia 30/10, com concentração às 10hs, em Brasília, em frente ao Congresso Nacional.


         Em respeito aos 2,2 milhões de eleitores que exigem melhorias na saúde brasileira é preciso pressionar o governo para que o projeto seja votado em regime de urgência urgentíssima. Para isso contamos com a participação de toda a sociedade, na defesa de um SUS público e de qualidade para todos e todas.


         No início de agosto, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública (Saúde + 10) entregou à Câmara dos Deputados 2,2 milhões de assinaturas de eleitores que exigem a aplicação de 10% da receita corrente bruta da União em ações de saúde. O projeto foi aprovado pela Comissão de Legislação Participativa, apresentado como Projeto de Lei Complementar 321/2013 e tramita na Câmara.


         No mês seguinte, em reunião com deputados e senadores, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou que o governo pretende investir 15% da receita corrente líquida (RCL) da União na área da saúde.  Segundo dados do Ministério do Planejamento, a aprovação de 10% da receita corrente bruta da União representaria um aumento de 39 bilhões de recursos em saúde, enquanto a aplicação de 15% da RCL geraria um aumento de apenas 8,5 bilhões.

 

         Em audiência pública ocorrida no último dia 09, requerida pelo Deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) para debater o PLP 321/2013, o deputado João Ananias (PCdoB-CE) sugeriu que o projeto tramite separadamente de outras propostas semelhantes, dada a particularidade de um projeto de iniciativa popular com tamanha adesão. No dia 15/10 foi apresentado pela Comissão de Seguridade Social e Família um documento que requer que o PLP 321/2013 seja desagregado do PLP 123/2012 – projeto apresentado pelo dep. Darcísio Perondi, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente em saúde pela União.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I