Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 2 de dezembro de 2013

 

 

Indígenas e não indígenas em Brasília para

a 5ª Conferência Nacional de Saúde

 

         Começa nesta segunda-feira, 2, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada pela Secretaria Especial de Saúde Indigena (SESAI), Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde (CNS). O evento terá a participação de aproximadamente de duas mil pessoas entre delegados, usuários e trabalhadores da saúde indígena. A abertura do evento será às 20h no Centro Internacional de Convenções em Brasília.

 

Foto: Luiz Parahyba - ASCOM/SE/CNS


         A Conferência de Saúde é um espaço democrático de discussão, avaliação e proposição de novas políticas de saúde, e acontece como resultado das 34 conferências distritais de saúde indígena realizadas em todo país. O tema da conferência é “Subsistema de atenção à saúde indígena e SUS: Direito, Acesso, diversidade e atenção diferenciada”. Segundo Maria do Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde,  “apesar da Conferência está sendo realizada numa conjuntura tensa, por causa as PEC 215, que altera as regras para as demarcações de Terras Indígenas, a 5ª CNSI representa um bom momento para dar uma resposta de enfrentamento a essa dificuldades, pois acontece no auge do programa Mais Médicos”.


         O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fará a abertura da Conferência, juntamente com o secretário da SESAI, Antonio Alves e a presidenta do CNS além de lideranças indígenas, a partir das 21h, seguido de um coquetel para os participantes. 


         Indígenas (lideranças, caciques, mobilizadores, presidentes de conselhos distritais, pajés, curandeiros, raizeiros e parteiras), trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas esferas estadual, municipal e federal, bem como gestores da saúde, autoridades e convidados participarão da 5ª CNSI, que acontece até o dia 6, e tem como objetivo aprovar diretrizes para a atual Política Nacional de Saúde executada nas aldeias pelos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), com foco no Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada.

 

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS


         A programação da 5ª CNSI conta com reuniões, diálogos temáticos, rodas de conversa, mesa central e grupos de trabalho sobre os quatro eixos temáticos: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo; Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I