Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 07 de abril de 2016

 

 

Presidente do CNS cobra compromisso da Câmara com o financiamento do SUS

 

 

        O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, aproveitou a Comissão Geral que debateu o combate ao Aedes aegypti na Câmara dos Deputados para cobrar dos parlamentares a aprovação de medidas que garantam o financiamento do Sistema Único de Saúde. O evento ocorreu nesta quinta-feira (07) no Plenário da Casa.

 

 


 

        Da tribuna, Ronald Santos lembrou as principais preposições que tramitam na Câmara e que são de interesse do CNS. De acordo com o presidente, a votação em segundo turno da PEC 01/2015 precisa ser feito o mais rápido possível. “Temos o compromisso de mobilizar esta Casa para votarmos a PEC 01 em segundo turno ainda neste mês. Só assim vamos dar continuidade ao processo que teve início no movimento Saúde + 10, uma iniciativa popular e de grande representação social”, disse.

 

        Outra pauta tida como primordial é a derrubada do veto a artigo da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) que diminui os investimentos do SUS em 2016. Para o CNS, o mecanismo é um retrocesso. “Pedimos aos deputados para que possam derrubar o veto ao parágrafo 8º do artigo 38 da LDO 2016. Não podemos permitir que a luta pela garantia de recursos para a saúde seja aniquilada com esse veto”, cobrou.

 

        Durante a sua apresentação Ronald explanou para a Comissão o debate do CNS sobre uma nova fonte de recurso para o SUS, fruto da Operação Lava Jato, que já recuperou até agora cerca de R$ 3 bilhões. “Podemos utilizar o dinheiro recuperado para ser aplicado exclusivamente na saúde pública, principalmente no combate ao mosquito Aedes aegypti”, defendeu

 

        A Comissão Geral foi requerida pela deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) e discutiu o quadro nacional sobre a zika, a dengue e a febre chikunguya.

 

Mariana Moura
Assessoria do CNS

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I