Governo Federal

Governo Federal

04 de outubro de 2011

Estados realizam conferências para melhoria do SUS

Começa nesta terça-feira (04) a VII Conferência Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul. A conferência sul mato-grossense tem como tema: “Todos usam SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro” e vai reunir cerca de 500 pessoas entre delegados, organizadores e convidados. O estado realizou 100% das conferências municipais, totalizando 78 municípios.

De acordo com Silas Cabral, coordenador da comissão de relatoria estadual, o estado apresenta particularidades por fazer fronteira com o Paraguai e a Bolívia. “Temos a influência desses países, algumas questões de adoecimento que são peculiares ao nosso estado e acreditamos que a voz do nosso estado será identificada por meio dessa conferência”, afirmou.

A comissão de relatoria sintetizou as propostas que vieram dos municípios em diretrizes estaduais e nacionais. Os delegados vão se dividir em três grupos para analisar e votar as 215 propostas. Dessas, sete diretrizes e 35 propostas serão enviadas para a etapa nacional da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ministro Alexandre Padilha confere na noite desta terça-feira, a palestra "Acesso e acolhimento com qualidade, um desafio para o SUS". Participam também da abertura da VII Conferência Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi, representantes do Ministério Público Estadual, da rede pública de saúde, Assembleia Legislativa e do Conselho Estadual de Saúde.

Conferências pelo Brasil

Também estão agendadas para esta semana as Conferencias Estaduais de Saúde do Acre de 04 a 07/10, Maranhão entre os dias 05 e 06/10 e Sergipe de 07 a 09/10, totalizando 12 estados que já realizaram a etapa estadual da 14 Conferência Nacional de Saúde.


Voltar