Governo Federal

Governo Federal

20 de setembro de 2011

Caminhada “Consolidando o Controle Social em Defesa do SUS” toma as ruas de Fortaleza

capitan

Na tarde desta terça-feira, 20, os Conselhos de Saúde do Estado do Ceará, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza (Sintsaf) realizaram uma caminhada pelas ruas do Centro de Fortaleza (CE) para cobrar a manutenção da gratuidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e ações para o seu fortalecimento. Cerca de 1500 mil pessoas participaram do evento reivindicando o direito à saúde para todos.

A caminhada “Consolidando o Controle Social em Defesa do Sistema Único de Saúde” saiu da Praça da Bandeira, às 15 horas, e percorreu as Praças José de Alencar e a do Ferreira (que é muito significativa para os cearenses por ter sido palco de muitas e importantes manifestações da cidade), onde o evento foi finalizado às 18h, com prestação de serviços na área da saúde, com massoterapia e aferição da pressão arterial, além de atrações culturais, com a apresentação de maracatu e do Bloco “Às de Ouro”.

capitan

“Este é o momento em que os Estados brasileiros estão todos mobilizados realizando suas Conferências de Saúde e preparando-se para 14ª Conferência Nacional de Saúde”, assegura o presidente do Conselho Estadual de Saúde (Cesau), Joaquim José Gomes Nunes Neto.

Para José Teles, vice-presidente do Cesau, “a verdadeira finalidade do SUS não é dar lucro para ninguém, ele existe para atender bem e com qualidade todos os brasileiros que necessitam dele”. Por esta razão, assegura Teles, “é preciso esclarecer e levar ao conhecimento da população a importância deste processo de luta e de manifestações como esta a caminhada que fazemos hoje”.

capitan

Quem fez questão de participar de todo percurso da caminhada foi o secretário de Saúde do Ceará, Raimundo José Arruda Bastos. “O SUS é de todos, por isso todas as manifestações em prol de seu fortalecimento e de sua defesa são sempre muito bem-vindas e precisam ser apoiadas”, garante Arruda Bastos.

Ainda segundo o secretário, o atual momento é importante para todos que defendem o SUS, já que se aproxima a votação da regulamentação da Emenda Constitucional 29, cujo objetivo maior é a criação de um mecanismo de financiamento exclusivo da Saúde. “Nós, gestores, precisamos estar unidos, pois a EC 29 significa aumento do acesso e da qualidade dos serviços públicos de saúde. E para a gestão pública, esse é um ânimo financeiro que vai garantir mais saúde e qualidade de vida à população”, disse Bastos.

Municipais - O Estado do Ceará realizou 184 conferências Municipais. Nesta etapa foram elaboradas diversas propostas em saúde de acordo com a realidade local e serão discutidas na 6ª Conferência Estadual de Saúde, que começa nesta quarta-feira, 21 de setembro, em Fortaleza.


Voltar