Governo Federal

Governo Federal

A abertura da conferência foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, que deu as boas vindas aos participantes

capitan

O auditório do Centro de Convenções ficou lotado na noite de segunda-feira, durante a abertura do VII Conferência Estadual de Saúde, que contou com a presença do governador Teotônio Vilela Filho.

O evento prossegue até quinta-feira (29), quando haverá a homologação da delegação alagoana, que irá representar o estado na 14ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília no final do ano.

A abertura da conferência foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, que deu as boas vindas aos participantes. Toledo lembrou da importância do evento para Alagoas, uma vez que, serão discutidas propostas voltadas para a saúde e levadas para apreciação na conferência nacional. Ainda durante o encontro houve apresentação do grupo de dança Afro do projeto Inaê, vinculado ao Grupo União espírita Santa bárbara, no Village Campestre II.

Homenageada pelos organizadores da conferência, a médica Sônia Maria Souza Cavalcante, agradeceu pela homenagem, lembrando que a conferência era um palco de ideias e discussões, em torno de políticas públicas para a saúde. Destacando a importância de todos os participantes se engajarem nas discussões, uma vez , que se tratava de um espaço democrático.

Em seu discurso, o secretário Alexandre Toledo, ressaltou que a conferência é uma oportunidade que representantes dos 102 municípios alagoanos, possam discutir melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS). “É o momento de fortalecimento e ao encerrar a conferência apresentar propostas que possam ser debatidas durante a conferência nacional”, frisou Toledo.

Na oportunidade, o governador Teotônio Vilela Filho enfatizou a importância do Conselho Estadual de Saúde nessa luta e disse que essa parceria é fundamental para que a saúde pública no Estado avance. O governador parabenizou o Conselho pela homenagem feita à professora e médica Sônia Souza, que batiza a conferência. “Sônia tem uma história na saúde pública que faz jus a esse e outros reconhecimentos”, afirmou.

Segundo ele, a conferência é realizada em uma parceria com todos os segmentos sociais e os gestores públicos, com a finalidade de reforçarem a assistência à saúde, através do Sistema Único de Saúde. Vilela disse ainda, que esse é mais um desafio para Alagoas, um estado que enfrenta dificuldade, mas que tem avançado graças ao esforço que o governo vem fazendo para garantir políticas públicas nos setores essenciais.

Nesta quarta-feira (28), a conferência prossegue com mesa redonda tendo com o tema Gestão SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público e Privado). Em seguida debates e trabalho em grupo.No dia 29, haverá a plenária final e a eleição dos delegados para a 14ª conferência em Brasília.

Fonte: ASCOM/AL


Voltar