Governo Federal

Governo Federal

Participantes de Encontro falam sobre andamento de conferências estaduais

Os secretários executivos e presidentes dos Conselhos Estaduais de Saúde deram um balanço sobre a realização das conferências municipais e estaduais, nesta sexta-feira (1), durante o Encontro com as Secretarias Executivas dos Conselhos Estaduais de Saúde. A secretaria executiva, Rozângela Camapum, coordenou a mesa.

Os representantes de cada Estado falaram sobre a estrutura dos conselhos e leis que regulamentam os conselhos estaduais. Além disso, apresentaram um balanço com o andamento das conferências municipais e estaduais e os principais projetos desenvolvidos para mobilizar a população local.

Alguns secretários falaram sobre as dificuldades de acessar municípios localizados em regiões distantes como os do interior do Amazonas. “A comunicação no interior é bem complicada e contamos com um grupo pequeno para assessorar todas as conferências, mas mesmo com todas as dificuldades já temos 52 dos 62 municípios agendados”, afirmou a secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas, Rita Almeida.

Durante as apresentações também foram destacadas as ferramentas de divulgação e mobilização que estão sendo utilizadas pelos conselhos estaduais. A Bahia recebeu elogios pela elaboração de um site com vários documentos orientadores, cronogramas e de um sistema para envio de relatórios das conferências municipais.

Os representantes de 26 estados e do Distrito Federal participam do evento até o final da tarde desta sexta-feira.


Voltar