Governo Federal

Governo Federal

01 de dezembro de 2011

Delegações estaduais iniciam análise de proposta de regulamento da 14ª CNS

Os delegados dos 26 estados e do Distrito Federal participaram durante o início da tarde desta quinta-feira (01/12) da plenária de aprovação do Regulamento da 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). Os representantes estaduais fizeram a análise do documento por meio de votação com o uso do crachá. Alguns delegados manifestaram a preocupação de dar maior visibilidade ao processo, já que a votação eletrônica atua, segundo eles, de forma “secreta” e não expõe o posicionamento das delegações.

O relator-geral da 14ª CNS, Gastão Wagner, destacou que o sistema eletrônico sofrerá alguns ajustes para garantir o melhor andamento do processo nos próximos dias. A votação eletrônica foi suspensa pela comissão organizadora após pedido de questão de ordem dos delegados.

Durante a análise dos destaques feitos pelos delegados, alguns participantes apontaram ainda problemas no som. A coordenadora-geral do evento, Jurema Werneck, propôs a interrupção da votação da proposta de regulamento e mudança para o auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. “Propomos a suspensão da votação, já que se trata de uma parte deliberativa da conferência”, sugeriu Werneck.

A proposição foi aprovada pelas delegações com maioria dos votos e a comissão incentivou a participação dos delegados nos Diálogos Temáticos para preparação do espaço do auditório. Participaram da mesa juntamente com Jurema Werneck, o secretário-geral, Francisco Batista Júnior, a representante do Ministério da Saúde (MS), Eliane Cruz, e o representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Clóvis Boufleur.


Voltar