I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social

Mobilização dos países africanos


Representantes da África Subsaariana se comprometem em promover uma mobilização para garantir o direito à seguridade social a seus cidadãos

No último dia da I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas de Seguridade Social, os países participantes apresentaram um relatório resumido sobre o que foi debatido durante o encontro. A África Subsaariana representou o maior grupo da Conferência, com mais de 20 países e quase 100 participantes.

O relator dos países africanos, Itaí Ruskie, do Zimbábue, destacou a importância da discussão entre governo e sociedade civil com tanta liberdade. Ele disse ainda que os representantes da região da África Subsaariana concordam que a Seguridade Social é um direito universal e que deve ser alcançado pelos países africanos.

Itaí reconheceu, no entanto, que a África tem avançado em pequenos passos e que os recursos que possuem não são suficientes para garantir a universalidade da Seguridade Social. “Nossa economia foi destruída, mas vamos nos envolver com a sociedade global, pois a Seguridade Social não é apenas obrigação nacional, mas global”, afirmou.

Após a Conferência, os membros da delegação africana se comprometeram em promover uma reunião em cada país para discutir a universalidade da Seguridade Social. “Vamos nos conectar com as instituições econômicas e políticas africanas, vamos criar alianças para gerar uma mobilização massiva para reorganizar nossos modelos econômicos e sociais e possibilitar a Seguridade Social universal”, finalizou Itaí Ruskie.



Voltar >>