I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social

Aldaíza Sposati (Pontifícia Universidade Católica/PUC-SP, Brasil)
Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e pós-doutorado pela Faculdade de Economia de Coimbra, Portugal. Sua atuação profissional se dá principalmente nos temas das políticas sociais, políticas públicas e da administração pública. É Professora titular da PUC-SP do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e coordenadora do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social (NEPSAS).




Ana Marina Arismendi (Ministra do Desenvolvimento Social, Uruguai)
Nasceu em Montevideo, na cidade do Uruguay. É Mestre em Educação primária. Formada pela Escola Superior K. Marx de Berlin (RDA) em Ciências Sociais é também Professora de alemão. Foi Senadora da República nos períodos de 1995 a 2009. No governo do Presidente Tabaré Vazquez (2005/2010) foi indicada a ocupar o cargo de Desenvolvimento Social.




Armando Barrientos (University of Manchester, Reino Unido)
Bacharel, PhD, é professor acadêmico em Economia Pública e Desenvolvimento no Institute for Development Policy and Management (Instituto de Política do Desenvolvimento e Administração) da Universidade de Manchester. Seus principais interesses de pesquisa estão na economia de proteção social incluindo as reformas no mercado de trabalho, pensão e na saúde e o envelhecimento nos países em desenvolvimento.




Armando De Negri Filho
Médico natural de Porto Alegre - RS, coordenador do Comite Executivo do Forum Social Mundial da Saúde (e da Seguridade Social),membro do Movimento pela Saúde dos Povos - PHM, Membro do Comite Executivo e da Comissão Organizadora desta Conferencia Mundial. Coordenador Geral da Rede Brasileira de Cooperação em Emergencias. Ex- Coordenador Geral da Associação Latino Americana de Medicina Social - ALAMES, ex- Coordenador Da Sociedade Internacional pela Equidade em Saúde - ISEqH. Coordenador do Laboratorio de Inovação em Gestao e Regulação de Sistemas, Redes e Serviços de Saúde - Hospital do Coração - HCor - São Paulo - Brasil.




Francisco Júnior (Conselho Nacional de Saúde/CNS, Brasil)
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com pós-graduação pela Universidade Federal de Pernambuco e atuação na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte. Dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS), foi conselheiro do Conselho Municipal de Saúde de Natal e do Conselho Estadual do Estado do Rio Grande do Norte e, atualmente, é o presidente do Conselho Nacional de Saúde.



Guy Standing (University of Bath, Reino Unido)
Professor de economia da Universidade de Bath, Reino Unido e Diretor Associado do Centro de Pesquisa dos Direitos do Trabalho e Emprego, da Universidade Monash, em Melbourne, Austrália. É membro fundador e co-presidente de honra da BIEN (Basic Income Earth Network), uma organização não-governamental, que atua em rede com mais de 40 países, promovendo a renda básica de cidadania.




Helmut Schwarzer (Organização Internacional do Trabalho/OIT)
Doutor em Economia pela Freie Universität Berlin e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná, desde 1998, é técnico de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), lá tendo coordenado o Boletim de Políticas Sociais em 2000 e 2001, bem como a Diretoria de Estudos Sociais em 2002. Entre as publicações editadas pelo Ipea, o secretário é autor de “Paradigmas da Previdência Social Rural: Um Panorama da Experiência Internacional”.



Ilcheong Yi (Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento Social,Genebra/Suíça)
Sul-Coreano, Ilcheong Yi é Ph.D. em Política Social pela Oxford University, Londres e Bacharel e Mestre em Ciência Política pela Seoul National University, Seoul/Korea. Atualmente, Coordenador de Pesquisa do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento Social, Genebra/Suíça – pesquisa, ainda, questões de Desenvolvimento e coordena projetos.




Ivanete Boschetti (Universidade de Brasília, Brasília/Brasil)
Ivanete Salete Boschetti, assistente social, mestre em política social pela UnB; doutora em sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris; docente do Curso de Serviço Social e Mestrado e Doutorado em Política Social da Universidade de Brasília; autora de vários livros sobre política social e seguridade social, entre eles: Seguridade Social e Trabalho: Paradoxos na Construção das Políticas de Previdência e Assistência Social no Brasil; Política Social: Fundamentos e História; Política Social no Capitalismo: Tendências Contemporâneas.



Marcio Pochmann (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/ IPEA, Brasil)
Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. É Livre Docente na mesma instituição. Sempre teve sua atuação voltada para a área de Políticas Sociais e do Trabalho. É presidente do IPEA desde agosto de 2007. É um dos organizadores dos Atlas da Exclusão Social, desde 2003.





Mihaly Kökény (Organização Muncial da Saúde/OMS, Hungria)
Mihaly Kökény foi ministro da Previdência Social entre 1996 e 1998 e Ministro da Saúde, Assuntos Sociais e da Família na Hungria entre 2003 e 2004, tendo sido membro do Parlamento durante os últimos 16 anos. Com pós-graduação da Faculdade de Medicina Geral da Universidade Semmelweis, ele se tornou um especialista em medicina interna e cardiologia, trabalhando no Instituto Nacional de Cardiologia tanto como médico como investigador e mais tarde como diretor-geral adjunto. No Ministério da Saúde, foi responsável pela organização de programas profissionais e pelo desenvolvimento da primeira estratégia de promoção da saúde na Hungria



Rene Loewenson (Centro de Apoio à Pesquisa, Zimbábue)
Rene Loewenson nasceu em Harare, Zimbábue. Ela é Ph.D. em Epidemiologia Médica pela Universidade de Londres. Ao longo de sua carreira como pesquisadora, ela treinou e palestrou nas áreas de saúde pública, epidemiologia, HIV e AIDS, saúde ocupacional e sistemas de saúde. Seu histórico profissional inclui inúmeras consultorias e participações em comitês e diretorias nacionais e internacionais. Ela é a atual Diretora do Centro de Apoio à Pesquisa no Zimbábue.



Victor Báez (Organização Sindical Internacional/ORIT, Paraguai)
Reeleito secretário geral da organização sindical internacional (ORIT) pela segunda vez, Víctor Báez Mosqueira, é um respeitado dirigente de renome internacional. Fundou o Sindicato de Empregados do Banco Real do Paraguai, do qual foi Secretário Geral durante mais de dez anos. Sua experiência sindical e pública data de 1975 quando da ditadura Stronissta. Foi Secretário Geral do Movimento Intersindical de Trabalhadores do Paraguai (MIT), organização que funcionou sob a repressão da ditadura paraguaia. Ao cair a ditadura, o MIT se tornou a Central Unitária de Trabalhadores (CUT) do Paraguai, da qual foi seu primeiro presidente.



Voltar >>