I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social

Crise financeira dificulta universalismo na Europa


Neste domingo (05), os participantes da I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social (I CMDSUSS) acompanharam o resumo das discussões por regiões realizadas durante todo o evento. Para falar sobre a Europa foi definido o representante de Portugal, Celso Soares.

De acordo com Celso Soares, os países europeus possuem uma larga experiência no tema da Seguridade Social e cada um tem a responsabilidade de implantar um sistema equitativo. Celso Soares ressaltou que durante a Conferência os países representantes do velho continente debateram questões como, por exemplo, a responsabilidade do financiamento do sistema de proteção pelo poder público. O pluralismo e o diálogo com a sociedade civil também foram pontos discutidos pelos europeus.

Na avaliação apresentada não existe uma solução única para garantir a Seguridade Social, pois cada país tem uma realidade. A crise financeira enfrentada por alguns países da Europa foi apontada por Celso Soares um dos desafios hoje enfrentados para a oferta de uma cobertura universal da Seguridade Social. Também foi tema de debate entre os europeus a importância da adoção de políticas especiais para grupos específicos como mulheres e idosos na cobertura universal dos sistemas de proteção.

A mensagem completa dos debates do grupo da Europa e demais países fará parte do relatório final da I CMDSUSS com previsão de publicação em fevereiro de 2011.



Voltar >>