XVIII Plenária Nacional de Conselhos de Saúde
Quase duas mil pessoas que participam da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, que inclui, também entidades e movimentos sociais populares assistiram, hoje (27) a um ato político em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, destacou a importância do ato político na luta em defesa do SUS.
“Está aqui uma das maiores expressões da democracia brasileira. Nesta plenária já estiveram presentes representantes do legislativo, do judiciário e o próprio ministro da Saúde, Arthur Chioro, mas acima de tudo, estão aqui representados todos os conselhos de saúde, movimentos negro, LGBT, indígenas, agricultores, todas as expressões do país”, disse Socorro.
.
Segundo a presidenta do CSN, o momento é de disputa política em todos os espaços – no legislativo, no judiciário, no próprio governo – e esta disputa só pode ser feita com a participação de todos os atores.
Maria do Socorro, reiterou a necessidade de uma conversa direta dos representantes do Controle Social da Saúde com a presidenta Dilma.
“A presidenta recebe a todos os movimentos individualmente, mas precisa nos receber como representantes do Controle Social”. Uma solicitação formal de audiência com a presidenta Dilma foi protocolada no Plananalto.
Para o deputado Amaury Teixeira (PT-BA), o SUS é o maior patrimônio do país e é usado por todos, pobres e ricos, sendo que 75% da população brasileira é assistida única e exclusivamente pelo SUS.
O deputado afirmou que o Brasil tem o maior sistema de imunização e de distribuição gratuita de medicamentos de alto custo do mundo. “Com o dinheiro que recebe, o SUS faz milagres”, disse Amaury, que defendeu o projeto de lei de iniciativa popular SUS+10, que pretende destinar 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde.
Informações:
Data: 27 e 28 de maio de 2014
Local: Brasília-DF
Programação
Regulamento
Apresentações:
25 anos de conferências de saúde DEMOCRÁTICAS E PARTICIPATIVAS: lições aprendidas PARA A 15ª CNS
Manifesto do CEBES em defesa do direito universal à saúde – saúde é direito e não negócio
|