Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > 5ª CNSTT

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora será em julho/2025

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 16h34

As conferências de saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras permitem que a população brasileira contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo, em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. Em 2024, após dez anos desde a realização da última conferência da área, iniciam-se as etapas da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovida pelo Ministério da Saúde.

A convocação para a 5ª CNSTT foi aprovada pelo plenário do CNS durante a 348º Reunião Ordinária, realizada em novembro de 2023. Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” a 5ª CNSTT terá três eixos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.

Entre os objetivos da conferência está a possibilidade de debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde no SUS. Os conferencistas também deverão avaliar os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19, inclusive sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora nos próximos anos, com possíveis mudanças na frequência dos agravos à saúde, nas formas de sua apresentação, e buscar respostas a essas mudanças.

As datas da 5ª CNSTT segue o seguinte cronograma:

· Etapa Regional e/ou Macrorregional: 30 de março a 30 de dezembro de 2024;

· Conferências Livres: a partir de 30 março até 30 de abril de 2025;

· Etapa Estadual e Distrital: até 30 de maio de 2025;

· Etapa Nacional: 8 a 11 de julho de 2025.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página