Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Deliberações
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Plano de Trabalho de 1999

 

Considerando a necessidade de dar continuidade as atuais atividades da Comissão, mantidas a sua estrutura e a dinâmica de funcionamento;

 

Considerando que o Plano de Trabalho para 1999 deverá atender o maior número de tópicos da Agenda do CNS para 1999;

 

Considerando que em 1.999 devem ser priorizados tópicos da proposta de Agenda Básica do CNS,

A Comissão do CNS de Acompanhamento do Processo Orçamentário submete a aprovação do Plenário, o seguinte Plano de Trabalho para 1999: (1)

 

  1. Colaborar na formulação das diretrizes do CNS para o processo de Planejamento e Avaliação do SUS.

  2. Colaborar na reformulação de diretrizes para elaboração do Orçamento Federal para a Saúde e reestruturação de instrumentos para o acompanhamento da execução orçamentária e financeira.

  3. Participar do processo de discussão sobre o financiamento do SUS: estratégias de curto e médio prazo, levando em conta a evolução recente da macroeconomia do País e as proposições em tramitação no Congresso Nacional, com ênfase ao acompanhamento das matérias referentes à vinculação constitucional de recursos para a saúde.

  4. Subsidiar o CNS, enquanto promotor e apoiador do processo de Controle Social pelos Conselhos de Saúde das demais esferas de poder, especialmente na disseminação das atividades relativas à questão orçamentária e financeira.

  5. Acompanhar o processo de gestão do SUS e a implantação e aplicação da NOB-96, em relação as questões orçamentárias e financeiras.

  6. Colaborar na discussão relativa a RH, destacando a questão de custos (remuneração e modalidades de contratação) de pessoal e encargos sociais, no contexto geral do Orçamento.

  7. Acompanhar a execução orçamentária e financeira de Programas Estratégicos (Vigilância Sanitária, Informações em Saúde, PACS/PSF, etc.) colaborando na avaliação do impacto dos mesmos.

  8. Manter contatos com o Congresso Nacional, Ministério Público e outras entidades, governamentais ou não, para obter dados e elementos que subsidiem os trabalhos da Comissão, bem como, para disseminá-los.

  9. Apoiar, na medida do possível, o prosseguimento da Pesquisa sobre Orçamentos Públicos em Saúde (POPS-Brasil) incorporada pelos Inquéritos Civis Públicos no 01/94 e no 02/94 da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

 

Acompanhar o processo de execução orçamentária e financeira de 1999 do Ministério da Saúde no contexto da Seguridade Social no âmbito do OGU.

 

Acompanhar o processo de elaboração da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano 2.000, do PPA – Plano Plurianual (2.000/2.003) e da Lei Orçamentária Anual para o ano 2.000 e acompanhar as respectivas tramitações no Congresso Nacional.

 

Apoiar, na medida do possível, a formulação de propostas de Cursos e Mini-cursos para capacitação de conselheiros, nas áreas orçamentária e financeira, bem como, a elaboração de material de apoio.

_____________________
(1) Plano de Trabalho aprovado na 84ª RO do CNS em 03/03/99


 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I