Caso não consiga visualizar esse informativo, copie o endereço eletrônico abaixo e cole no seu navegador
http://www.conselho.saude.gov.br/informativo/2009/09/informe_9.htm

Caso não queira mais receber o Informativo do CNS envie um e-mail para cns@saude.gov.br pedindo que o seu endereço eletrônico seja retirado da nossa lista.
 
Informativo Eletrônico do Conselho Nacional de Saúde - ano 06 - Brasília, 01 de abril de 2009

____________________________________________________________________________________________

 

Caravana em Defesa do SUS vai percorrer todo o Brasil


            O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), os Conselhos Estaduais de Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e os Movimentos Sociais, está lançando, em todos Estados brasileiros, neste ano de 2009, a Caravana em Defesa do SUS.


            A proposta da Caravana faz parte da Agenda Política do Conselho Nacional de Saúde aprovada pelo pleno em sua reunião ordinária de janeiro de 2009, que inclui temas como a Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS, definidos como estratégia para o cumprimento de suas ações.


            Um dos pontos importantes do evento é o lançamento da Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além da Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet (http: //www.conselho.saude.gov.br).


            A proposta foi apresentada em ato público no Fórum Social Mundial da Saúde, em janeiro, e depois lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, no dia 12 de março, com a participação de diversos parlamentares, gestores, trabalhadores e representantes de movimentos populares.


            Com o tema “Todos em Defesa do SUS”, a ideia da caravana é discutir os problemas e os avanços do SUS em cada Unidade da Federação. Depois, todas as propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília, no mês de dezembro.

 


Governador do Maranhão marca presença na Caravana em Defesa do SUS

img

      Ao abrir o evento, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, lembrou da simbologia no fato de a primeira Caravana estar ocorrendo no Maranhão, “queremos ter as caravanas municipais viabilizadas para levar o debate para o interior que é carente de informações”.

      O Governador Jackson Lago ressaltou que a Caravana é o resultado de décadas de luta de pessoas que sonhavam em ter a descentralização da saúde e fortalecimento do Controle Social, “ela é oportuna também para retomar a discussão dos princípios do SUS”.

      Dentre os presentes que fizeram uso da palavra, durante a solenidade de abertura, estavam o Secretário de Saúde do Estado e representante do Conass no evento, Edmundo Costa Gomes, a Secretária-Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, Ieda Vanderley, José Veloso Santos Júnior, representante do Conasems, além do Secretário de Gestão Estratégia e Participativa, Antônio Alves de Souza, que destacou a necessidade da continuidade, “esse é um momento de partida. Estamos começando no Estado hoje e a Caravana deve percorrer os municípios”.

 


Caravana em Defesa do SUS reúne mais de mil pessoas no Ceará

  img

            Em uma mesa em que foi possível contemplar representantes dos gestores de todas as esferas, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde, Ministério Público e Poder Legislativo, foi realizada, no dia 25 de março, em Fortaleza, capital do Ceará, a Caravana em Defesa do SUS.

             Fizeram uso da palavra, Raimundo José Arruda, Secretário-Executivo da Secretaria de Estado da Saúde do Ceará, representando o Secretário de Saúde e o Governador; Marcelo Sobreira, Subsecretário de Saúde do Estado do Ceará; Alexandre José Mont´Alverne, Secretário de Saúde em exercício do município de Fortaleza e representante da Prefeita, que falou sobre o princípio da universalidade, “é necessário reinstitucionalizar a universalização. O cidadão tem o direito de ser atendido em qualquer lugar, sem qualquer exigência. Nós gestores é que temos que discutir como se dará o financiamento, mas a população não pode ser penalizada”.

            Antônio Alves de Souza, que no evento representou o Ministro da Saúde, fez uma reflexão acerca do momento atual, “tem uma revolução que precisa ser feita entre nós, que trabalhamos na saúde, que é a reconquista pelo reencantamento de todos, pois um movimento como esse precisa sensibilizar e trazer para as suas fileiras o povo do País, caso contrário não vai pra frente”.

Fóruns de apoio ao SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da
Humanidade e pela Regulamentação da EC29 na internet.

 

            Para que todos possam contribuir e dar o seu apoio à proposta do SUS Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, foi criado, na página eletrônica do CNS (http://www.conselho.saude.gov.br) o Fórum em Defesa do SUS como Patrimônio da Huma­nidade. Além disso, há um livro de assi­naturas eletrônicas em fa­vor da campanha e da re­gulamentação da Emenda Constitucional nº 29, outra prioridade da Agenda Política do Conselho para este ano.

 

Acompanhe o calendário da Caravana em Defesa do SUS pelo País:
(sujeito à alterações)

Maio
05/05 Salvador-BA
08/05 Belo Horizonte-MG
15/05 Brasília-DF
21/05 Manaus-AM

Junho
05/06 Natal-RN
11/06 João Pessoa-PB
16/06 Vitória-ES
22/06 Rio de Janeiro-RJ


Julho

17/07 Porto Velho-RO
24/07 Recife-PE
28/07 Rio Branco-AC


Agosto

04/08 Belém-PA
06/08 Goiânia-GO
21/08 Aracaju-SE
25/08 Curitiba-PR


Setembro

01/09 Boa Vista-RR
18/09 Teresina-PI
22/09 Maceió-AL


Outubro

01/10 São Paulo-SP
06/10 Palmas-TO
22/10 Florianópolis-SC


Novembro
06/11 Porto Alegre-RS
20/11 Cuiabá-MT
24/11 Macapá-AP


Dezembro

CARAVANA NACIONAL EM BRASÍLIA

 

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CNS
Tel: (61) 3315-3576/ 3179
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
site: www.conselho.saude.gov.br


c d cc C c

Conselho Nacional de Saúde.
Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Anexo B. Sala 104B .CEP:70.058-900 Brasília-DF
"Efetivando o Controle Social".