Caso não consiga visualizar esse informativo, copie o endereço eletrônico abaixo e cole no seu navegador
http://www.conselho.saude.gov.br/informativo/2009/10/informe_10.htm

Caso não queira mais receber o Informativo do CNS envie um e-mail para cns@saude.gov.br pedindo que o seu endereço eletrônico seja retirado da nossa lista.
 
Informativo Eletrônico do Conselho Nacional de Saúde - ano 06 - Brasília, 24 de abril de 2009

____________________________________________________________________________________________

 

Conselhos de Saúde e Entidades vão estimular o acesso aos Fóruns


            Já estão na página do Conselho Nacional de Saúde (http://www.conselho.saude.gov.br) os fóruns “SUS – Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade” e pela “Regulamentação da Emenda Constitucional nº 29”. Nesses espaços, estão disponíveis, também, livros de assinaturas eletrônicas em favor das duas campanhas, que são prioridades da Agenda Política do CNS para 2009.

            O CNS tem sugerido às entidades que compõem o Conselho nacionalmente e aos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, algumas ações, como, a inserção do link dos Fóruns em suas páginas eletrônicas e que os Conselhos contatem as concessionárias de energia, telefone e luz, bem como as áreas de recursos humanos do Estado e das Prefeituras, para que sejam inseridas mensagens nas contas e nos contracheques. O Conselho elaborou, também, um abaixo assinado -- SUS Patrimônio e EC 29 -- para coleta de assinaturas em papel em locais de grande circulação, para que essa ação não fique restrita ao meio eletrônico.

Contribua para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde acessando os livros de assinaturas eletrônicas “Sou a favor da Regulamentação da EC 29” e “SUS Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade” em www.conselho.saude.gov.br.

Acesse www.conselho.saude.gov.br. e apoie a regulamentação da EC 29 e do SUS como Patrimônio da Humanidade.

 

Vigitel traça perfil da saúde do brasileiro

img

       Em reunião no Conselho Nacional de Saúde, no dia 16 de abril, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, falou da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2008).

      É o terceiro ano consecutivo que o Ministério realiza o levantamento e o questionário inclui perguntas sobre hábitos alimentares, atividade física, auto-avaliação do estado de saúde, tabagismo, consumo de álcool, prevenção de câncer, excesso de peso e obesidade.

            A pesquisa, realizada por telefone com 54 mil pessoas em todo o Brasil, revelou que os brasileiros estão atentos com a sua saúde. “O brasileiro faz mais atividade física, consome menos carne gordurosa, está fumando menos. Ampliou-se o acesso ao diagnóstico da hipertensão arterial. O número de mulheres que fazem mamografia e exame preventivo do câncer foi ampliado. Por outro lado, persiste o número de brasileiros com excesso de peso, obesos e o consumo de bebida alcoólica”, afirma Temporão.

            Na opinião do Ministro, as informações podem subsidiar o monitoramento dos fatores de risco e proteção para as doenças crônicas não transmissíveis e contribuir para o planejamento de ações que reduzam a ocorrência dessas enfermidades.


Acesse mais informações sobre a pesquisa no link (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1521) ou, ainda, em (http://189.28.128.100/portal/arquivos/pdf/VIGITEL2008_web.pdf.)

 

CNS cria, em seu site, espaço próprio para a Reforma Tributária

img

            Já pode ser acessado, por meio do site do CNS, um espaço para as discussões acerca da Reforma Tributária. Textos jornalísticos, artigos e manifestos estão disponíveis aos usuários que se interessam pelo assunto ou que queiram saber o posicionamento do Conselho, que é contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 233/08. Saiba os motivos em
(http://www.conselho.saude.gov.br/webtributaria/index.html)

 


 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CNS
Tel: (61) 3315-3576/ 3179
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
site: www.conselho.saude.gov.br


c d cc C c

Conselho Nacional de Saúde.
Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Anexo B. Sala 104B .CEP:70.058-900 Brasília-DF
"Efetivando o Controle Social".