Série Pactos pela Saúde 2006

 

O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, o Pacto pela Saúde redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.

 

A implementação do Pacto pela Saúde se dá pela adesão de Municípios, Estados e União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG). O TCG substitui os processos de habilitação das várias formas de gestão anteriormente vigentes e estabelece metas e compromissos para cada ente da federação, sendo renovado anualmente. Entre as prioridades definidas estão a redução da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes e endemias (como dengue e hanseníase) e a redução da mortalidade por câncer de colo de útero e da mama, entre outras.

 

As formas de transferência dos recursos federais para estados e municípios também foram modificadas pelo Pacto pela Saúde, passando a ser integradas em cinco grandes blocos de financiamento (Atenção, Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS), substituindo, assim, as mais de cem "caixinhas" que eram utilizadas para essa finalidade.

 

As instituições interessadas em receber os volumes 1, 2, 3, 5, 6 e 7 poderão solicitar através do e-mail dad@saude.gov.br contendo CNPJ, razão social, endereço completo e responsável. As publicações são distribuidas gratuitamente pelo Departamento de Apoio à Descentralização do Ministério da Saúde (DAD/MS).


i
 

Diretrizes Operacionais (capa) (texto)-

Regulamento (capa) (texto)

Politíca de Atenção Básica (capa) (texto)

 

Pactos pela Saúde

 

A aprovação unânime das Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão no Conselho Nacional de Saúde (CNS) demonstra que o país está diante de um novo marco para o setor. Trata-se de uma negociação inédita entre União, estados e municípios que aponta para a formalização de um pacto federativo baseado na definição de responsabilidades sanitárias, na construção de um novo modelo de financiamento para o setor, na gestão solidária e cooperativa, no fortalecimento do controle social.xLeia Mais.

Seis prioridades SaúdeSaúde
Defesa do SUS SaúdeSaúde
 

 

1
 
Volume 01
Diretrizes Operacionais: Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Clique aqui

 

 
Volume 02
Regulamento: Pactos pela Vida e de Gestão
Clique aqui

 

 
Volume 03
Regionalização solidária e cooperativa: Orientações para sua implementação no SUS
Clique aqui

 

 
Volume 04
Política Nacional de Atenção Básica
Clique aqui

 

 
Volume 05
Diretrizes para a Programação Pactuada e Integrada da Assistência à Saúde
Clique aqui
 

 

 
Volume 06
Diretrizes para a Implantação de Complexos Reguladores
Clique aqui

 

img
 
Volume 07
Política Nacional de Promoção da Saúde
Clique aqui

 

img
 
Volume 08
Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis
Clique aqui

 

img
 
Volume 09
Política Nacional de Educação Permanente em Saúde
Clique aqui

 

img
 
Volume 07
Política Nacional de Promoção da Saúde
Clique aqui

 

 
Volume 07
Política Nacional de Promoção da Saúde
Clique aqui

 

img
 
Volume 07
Política Nacional de Promoção da Saúde
Clique aqui

 

 

 

Copyright © 2006 Conselho Nacional de Saúde. All rights reserved

Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Anexo B. Sala 104B .CEP:70.058-900 Brasília-DF
"Efetivando o Controle Social".

 

i