Caso não consiga visualizar esse informativo, copie o endereço eletrônico abaixo e cole no seu navegador
http://www.conselho.saude.gov.br/informativo/2009/07/informe_7.htm

Caso não queira mais receber o Informativo do CNS envie um e-mail para cns@saude.gov.br pedindo que o seu endereço eletrônico seja retirado da nossa lista.

 
Informativo Eletrônico do Conselho Nacional de Saúde - ano 06 - Brasília, 18 de março de 2009
____________________________________________________________________________________________

 

Conselhos Municipais devem apresentar Plano de Saúde este ano

 

            A cada quatro anos os governos federais, estaduais e municipais elaboram o Plano Plurianual (PPA) para os quatro anos seguintes. Em 2009, os Conselhos Municipais de Saúde (CMS) devem lembrar que o Plano Municipal de Saúde deverá ser incluído no próximo PPA (2010-2013). Nenhuma ação poderá ser implementada se não estiver prevista na lei. 

            A Lei do PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) compõem a base do processo orçamentário brasileiro. O PPA é criado no primeiro ano de governo e se refere aos gastos do 2º, 3º e 4º ano, além do 1º ano do exercício seguinte. As políticas de Estado, como é o caso da Saúde, estão incluídas na Lei, assim como Educação e Cultura.

            Após fechar o PPA, os governos definem quais serão as metas e as prioridades de cada ano na LDO, que é publicada anualmente. Depois de aprovada a LDO pelo Poder Legislativo, é criada a LOA, que apresenta os programas e as ações do Plano Plurianual para o ano seguinte.

            O Poder Executivo elabora ou atualiza o Plano de Saúde municipal com a ajuda do CMS, que representa os anseios da sociedade e segue as decisões das Conferências de Saúde. Os Conselhos Municipais devem discutir as diretrizes da política local para a Saúde e propor eventuais mudanças na LOA. Além disso, após sua aprovação, devem fiscalizar o cumprimento da lei e os resultados obtidos.

            Ressalta-se ainda a necessidade da Câmara Municipal realizar audiências públicas para discutir com a população os projetos de lei de PPA, LDO e LOA, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00).  

            Paralelo a isso, o CMS deve consultar a Lei Orgânica do município para agendar as Conferências de Saúde de acordo com os prazos das Leis Orçamentárias, que prescrevem em datas diferentes: 

30 de abril - A Prefeitura apresenta à Câmara Municipal o projeto de LDO para 2010, com base no PPA, ainda em construção. 

30 de junho - A Câmara Municipal deve aprovar a LDO e devolver à Prefeitura, para que esta crie a LOA 2010.

31 de agosto - A Prefeitura deve entregar ao Poder Legislativo o PPA 2010-2013.

30 de setembro – A Câmara dos Vereadores recebe da Prefeitura a LOA 2010.

30 de dezembro - O Poder Legislativo deve aprovar as duas leis: PPA 2010-2013 e  LOA 2010.

 

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CNS
Tel: (61) 3315-3576/ 3179
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
site: www.conselho.saude.gov.br


c d cc C c

Conselho Nacional de Saúde.

Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Anexo B. Sala 104B .CEP:70.058-900 Brasília-DF
"Efetivando o Controle Social".