Ir direto para menu de acessibilidade.

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Frente pela Vida: CNS e entidades científicas da saúde e bioética unidas contra a pandemia de Covid-19

Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 11h11

Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, construído pelas instituições que compõem a Frente pela Vida, foi entregue ao Ministério da Saúde e Conass

A Frente pela Vida é uma iniciativa formada por quatorze entidades científicas da saúde e bioética e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).Foi criada com o objetivo de lançar um movimento amplo para enfrentar a pandemia da Covid-19, com base em evidências científicas e respeito à saúde da população brasileira.

Em junho, a Frente pela Vida realizou a Marcha Virtual pela Vida, com a participação de  mais de 600 organizações e movimentos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da ciência, da educação, do meio ambiente, da solidariedade e da democracia como elementos essenciais à vida.

Plano Nacional contra Covid-19 

No dia 25 de julho, os representantes da Frente pela Vida foram recebidos em reunião virtual pelo Ministério da Saúde e Conselho Estadual de Secretários de Saúde (Conass), para quem entregaram o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 (PEP-Covid-19).

Motivado pela necessidade imediata de mudanças na resposta à pandemia do novo coronavírus, diante da inoperância por parte do Governo Federal, o Plano Nacional apresenta propostas e recomendações elaboradas por pesquisadores e profissionais da saúde de todo o país no enfrentamento à doença.

O documento reúne setenta recomendações com embasamento científico e detalhamento técnico, para contribuir para a superação da pandemia que, na história recente, já se constitui como o mais grave desafio à saúde coletiva em todo o mundo.

Acesse o Plano Nacional de Enfretamento à Pandemia Covid-19

O estudo foi entregue aos secretários do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros da Atenção Primária à Saúde (Saps/MS) e Hélio Angotti da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/MS). O documento também foi recebido pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula.

O Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 foi elaborado pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida), Associação Brasileira de Economia em Saúde (Abres), Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Abrastt), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), Rede de Médicas e Médicos Populares (RMMP) e Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD).

> Saiba mais: www.frentepelavida.org.br

> Acesse Executivo do Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia Covid-19

> Acesse o Sumário e Recomendações do Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia Covid-19

Ascom CNS

 

 

 

Fim do conteúdo da página