Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário estadual discute os desafios do SUS em tempos de pandemia

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Seminário estadual discute os desafios do SUS em tempos de pandemia

  • Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 16h27
imagem sem descrição.

A saúde no Brasil em tempos de Covid-19 e os desafios do SUS foram temáticas do seminário estadual promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), nesta quarta-feira (28/07), para o público de Minas Gerais.

No encontro virtual, destinado a lideranças de movimentos sociais e conselheiros de saúde, os participantes resgataram os desafios para a criação do Sistema Único de Saúde, as desigualdades no sistema em todo território nacional e os diferentes conceitos de saúde: de um lado o conceito ampliado onde a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, entre outros fatores, e de outro a saúde e a vida vistas como mercadorias.  

“Para quem considera a vida uma mercadoria há logo de saída uma ruptura com princípios do SUS, porque eles não apostam no direito à saúde eles apostam no comércio. Essa questão atravessa o SUS na sua longa história e a Covid faz emergir isso como questão central”, afirma o médico sanitarista e professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Emerson Merhy,

Para ele, o êxito na construção do sistema sempre esteve ligado à existência de governos, em todas as esferas, que identificavam que apostar na vida como a maior riqueza do Brasil faria diferença na construção da política do SUS. “Aí você deslocaria financiamento para a rede de cuidados, produção e equipes de trabalhadores multiprofissionais e produção de vínculos entre essas equipes nos territórios”, afirma.

Diante do cenário político e social brasileiro e da grave crise sanitária enfrentada pela nossa população, a coordenadora da Comissão de Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Gláucia Batista, ressaltou a importância de fortalecer a luta pela manutenção de todas as políticas sociais e do sistema público de saúde.

“Estamos na luta para que todas as vidas sejam defendidas, pelo sistema universal de saúde, para que todas as propostas da reforma sanitária sejam consideradas e por um projeto civilizatório que não seja a financeirização que priorize a vida das pessoas”, avalia.

WhatsApp Image 2021 07 28 at 09.35.38

CNS na pandemia

O conselheiro nacional de saúde e integrante da Mesa Diretora do CNS Moysés Toniolo, que representa a Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids), destacou em sua apresentação as ações do CNS no combate à pandemia da Covid-19.

Entre elas a criação do Comitê de Acompanhamento da Covid-19 e a produção de diversas resoluções, recomendações, moções, boletins, cartas, notas e campanhas em defesa dos trabalhadores da saúde.

“Estamos lutando contra medidas que buscam desconstruir o SUS, como por exemplo a Portaria 2979, que desestrutura a Atenção Básica em Saúde no Brasil, o desmonte das políticas de saúde mental, saúde indígena, saúde das mulheres e saúde da população negra”, afirma.

O CNS também tem intensificado a mobilização pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, ampliação do Plano Nacional de Vacinação para toda a população, coordenação adequada das ações do governo para acelerar a vacinação. Além de se posicionar contra a mercantilização da vacina e favorável à quebra de patentes como alternativa à escassez de vacinas.

O CNS também tem contribuído com a CPI da Pandemia, na produção de documentos que podem constatar a negligência e omissão do governo federal para enfrentar a crise sanitária.

Projeto

O seminário estadual faz parte do Projeto de Formação para o Controle Social no SUS – 2ª edição, que também inclui na programação a realização de oficinas de formação, cursos, pesquisa e processos de multiplicação de conhecimento, sempre pela valorização e fortalecimento do SUS e em defesa da vida de toda a população.

“Esse é um espaço estratégico na defesa do nosso Sistema Único de Saúde, da saúde como direito humano e do nosso direito à vida. É a construção de espaços de unidade, de amplitude e de resistência, nessa importante etapa de luta que estamos vivendo, por nenhum direito a menos e pela reconstrução do nosso país”, afirma a educadora popular do Ceap Jussara Cony.

O projeto é desenvolvido pelo CNS e Ceap, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A partir de 15 de agosto, novas turmas das oficinas de formação se iniciam. Para mais informações, acesse www.formacontrolesocial.org.br.

Assista o Seminário Estadual: Minas Gerais em defesa do SUS

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página