Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais: faça o cadastro do movimento social que você participa!

4CNGTES ETAPAS Semlogos

Início do conteúdo da página

Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais: faça o cadastro do movimento social que você participa!

  • Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2023, 16h14
imagem sem descrição.

Plataforma lançada durante a 17ª CNS será aberta e pública, com previsão de lançamento total para os próximos meses

Reunir os movimentos que atuam ou colaboram na saúde, a fim de definir estratégias para o mapeamento contínuo e emergente dos movimentos sociais em saúde. Este é o objetivo central do projeto Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde, desenvolvido através de uma grande parceria entre Conselho Nacional de Saúde (CNS), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz), Ministério da Saúde, por meio da Assessoria de Participação Social e Diversidade, e Governo Federal.

Além disso, o Mapa Colaborativo tem como outros pontos de ação, articular e facilitar as relações do governo federal com os diversos movimentos sociais, utilizando os conteúdos disponibilizados pela construção coletiva dos movimentos sociais para implementar e aprimorar políticas públicas de saúde. Construir uma agenda de defesa do SUS nos diversos espaços e territórios, bem como garantir direitos e a efetivação do controle social também estão no escopo do projeto.

O mapeamento será contínuo e a partir dos movimentos sociais, que já podem acessar o formulário de cadastro disponibilizado no site do projeto, ativando assim a etapa inicial desta construção. Os representantes dos movimentos poderão, futuramente, cadastrar também as iniciativas desenvolvidas e, com isso, o Mapa pretende reconhecer, de forma coletiva e interativa, aqueles que atuam ou colaboram na saúde e em defesa do SUS.

O mapa será construído buscando identificar os movimentos que serão motivados a difundirem suas informações institucionais, históricas e saberes, de modo a se construir uma relação de confiança entre o projeto e os movimentos sociais. Para tanto, a plataforma que será utilizada no projeto se baseia nos princípios de bem público, pluralidade de conhecimentos e construção colaborativa, com a utilização de software livre mediawiki e licenciamento de conteúdo aberto no formato creative commons shared alike.

image 1

(Representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz e CNS se reúnem durante a Conferência | Foto: Augusto Coelho/Ministério da Saúde)

O projeto Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais foi lançado ao público durante a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde realizada no último mês de julho, em Brasília. Participe deste movimento e faça o cadastro do movimento social que você participa. Acesse https://movimentossociaisemsaude.net.br/

Ascom/CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página