Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comunicação Colaborativa

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

#Comunicação Colaborativa para a 17ª Conferência Nacional de Saúde

  • Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 12h59
imagem sem descrição.

Novo SUSConecta vai abrigar informações produzidas de forma colaborativa por comunicadores de todas as regiões do país, com foco na produção de conteúdo para a 17ª Conferência Nacional de Saúde

Criar espaços de diálogo e multiplicar as vozes que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), em sua integralidade de atores, práticas e saberes. Essa é a tarefa do SUSconecta, iniciativa de comunicação e informação do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que é retomada em 2023 com foco na produção colaborativa de conteúdo para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. 

A plataforma desenvolvida em 2016 em parceria com um conjunto de entidades foi reativada nesta  quinta (18/05) para a  Rede Colaborativa de Comunicadores da 17ª CNS. O grupo produzirá conteúdo multimídia e vai articular estratégias de comunicação e engajamento de forma descentralizada, como previsto nos princípios organizativos do SUS. 

SUSConecta busca dar vazão à riqueza e diversidade de material produzido com foco na participação da sociedade na saúde, em especial durante o processo da Conferência Nacional de Saúde – que é composta pelas Conferências Livres, etapas municipais, estaduais e nacional. Desde agosto de 2022, todo Brasil está mobilizado neste grande instrumento de exercício de cidadania para construção das políticas públicas do SUS, que acontece a cada quatro anos, como resguarda a Constituição Federal. 

Comunicadores de todo o Brasil se candidataram na chamada pública realizada pelo CNS para o processo de cobertura colaborativa da 17ª CNS, compondo um grupo voltado para acompanhamento das etapas municipais e estadual, já em atuação desde o final de maio. A rede busca produzir comunicação pública a partir de vários contextos, com colaboradores de conselhos estaduais e municipais, representantes de entidades ligadas à saúde e comunicadores autônomos.  

Também fazem parte da estratégia de comunicação descentralizada para a 17ª CNS o Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, e a Empresa Brasil de Comunicação, por meio de seus diversos canais de difusão. 

O SUSConecta é uma iniciativa do CNS, através da Comissão de Comunicação, Informação e Acessibilidade da 17ª CNS, para interligar redes humanas e tecnológicas, capazes de produzir comunicação e informação que seja exercida como direito, assim como o direito à saúde previsto em Constituição. O site permanecerá em atividade após o período da 17ª CNS, com foco em ações do Controle Social para o monitoramento e avaliação de políticas públicas do SUS.

Confira as dicas de como participar em nosso Manual de Comunicação Colaborativa

registrado em:
Fim do conteúdo da página