Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Política Nacional de Alimentação e Nutrição

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página
Veja nossas publicações

Política Nacional de Alimentação e Nutrição

Publicado: Sexta, 10 de Janeiro de 2003, 12h55

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, atesta o compromisso do Ministério da Saúde com os males relacionados à escassez alimentar e à pobreza, sobretudo à desnutrição infantil e materna, bem assim com o complexo quadro dos excessos já configurado no Brasil pelas altas taxas de prevalência de sobrepeso e obesidade, na população adulta.

A partir de uma série de eventos participativos, pessoas, instituições governamentais e não-governamentais que atuam no campo da alimentação e nutrição foram ouvidas e consignaram suas contribuições para a formulação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Tal Política, à parte de servir como marco conceitual de ação governamental, se reveste, atualmente, de especial importância frente à prioridade política governamental para o combate à fome. A firme decisão do Presidente da República em aprofundar a ação do Governo Federal na erradicação da fome requer de todos nós a reunião das nossas melhores iniciativas setoriais.

Sete são as diretrizes programáticas desta Política que tem como fio condutor o Direito Humano à Alimentação e a Segurança Alimentar e Nutricional.

1. Estímulo a ações intersetoriais com vistas ao acesso universal aos alimentos.

2. Garantia da segurança e qualidade dos alimentos.

3. Monitoramento da situação alimentar e nutricional.

4. Promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis.

5. Prevenção e controle dos distúrbios e doenças nutricionais.

6. Promoção do desenvolvimento de linhas de investigação.

7. Desenvolvimento e capacitação de recursos humanos em saúde e nutrição.

Cabe, ainda, nesta apresentação, rememorar ao caro leitor que a luta contra a fome no Brasil é bandeira política, histórica e antiga. Desde os idos dos anos 30 do século passado, o pernambucano, médico e cientista, Josué de Castro, já profetizava: “denunciei a fome como flagelo fabricado pelos homens contra outros homens”, no que queria deixar claro sua visão sobre a fome como fenômeno mais social e econômico, que propriamente alimentar.

Esperamos, com a publicação de mais uma edição da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, contribuir com os debates sobre a luta contra a fome e a pobreza, e para a construção de uma agenda política para a prevenção da obesidade e demais doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil, bem como se constituir na contribuição concreta do setor Saúde para a Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Brasília, setembro de 2003.

 

Humberto Costa

Ministro de Estado da Saúde

 

Acesse aqui o livro.

 

Fim do conteúdo da página