Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Capacitação e formação para o controle social têm diretrizes aprovadas

"Diretrizes Nacionais para o Processo de Educação Permanente no Controle Social"

 

Em resposta ao que foi aprovado na 12.ª Conferência Nacional de Saúde Sergio Arouca, que apontou uma nova formatação para o processo de educação permanente para o controle social no Sistema Único de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde aprovou as "Diretrizes Nacionais para o Processo de Educação Permanente no Controle Social do SUS", por meio de uma Resolução. O trabalho teve importantes contribuições dos Conselheiros Nacionais na proposta final, e a aprovação das diretrizes foi unânime na reunião ordinária do CNS do mês de setembro. A intenção das diretrizes é orientar a formação permanente no controle social no SUS.


Para o conselheiro e relator do Grupo de Trabalho sobre Educação Permanente no Controle Social do SUS/CNS, Clóvis Boufleur, a proposta apresenta novos rumos para o processo de capacitação para o controle social, que valorizam o fortalecimento da consciência cidadã. "Acredito que essa formação que se estende para a sociedade, voltada para o fortalecimento da cidadania, é a grande diferença do documento.

 

As diretrizes de capacitação anteriores estavam focadas na formação de conselheiros. Incentivar a participação da população no controle social amplia o conceito de construção de cidadania e valoriza os cidadãos", comemorou o conselheiro.


Outra novidade da proposta é a definição de responsabilização. Segundo o conselheiro Clóvis Boufleur, "o documento aprovado pelo CNS destacou o que o texto anterior sobre as diretrizes já apontava, mas com pouca clareza: que a responsabilidade pela formação e capacitação dos conselheiros no controle social é tarefa intransferível dos Conselhos de Saúde". É decisão do CNS que o processo de formação e fortalecimento do controle social seja coordenado pelos Conselhos de Saúde, e que as iniciativas de formação das entidades com participação no Conselho de Saúde devem ser reconhecidas e incentivadas.


O próximo passo será a elaboração da política de formação e capacitação permanente para o controle social. O CNS delegou ao mesmo Grupo de Trabalho, a responsabilidade de elaborar a proposta e encaminhá-la ao pleno do CNS para aprovação. "O processo de discussão sobre a política de formação já está em andamento e o Grupo de Trabalho irá marcar os debates para atender à solicitação do CNS", declarou Clóvis Boufleur. E completou: "O Grupo de Trabalho vai cumprir esta tarefa e trará a proposta para aprovação e deliberação do CNS o mais breve possível".

 

Mais...

 

- Diretrizes Nacionais para o processo de Educação Permanente no Controle Social

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I