Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Consumo de agrotóxicos cresce no Brasil

O Conselho Nacional de Saúde aprovou, na 156.ª reunião ordinária, em julho de 2005, posição contrária à importação de agroquímicos. A decisão foi baseada em pesquisas e discussões envolvendo a temática.

 

O Ministério da Saúde informou que existe um conselho técnico para assessorar, articular e discutir questões relacionadas ao agrotóxico. A composição deste conselho é intersetorial, ou seja, Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Agricultura. Esse comitê tem uma discussão e posição de aperfeiçoar o Decreto n.º 4.074, de 2002, que trata e regulamenta o registro dos agrotóxicos no Brasil. “As alterações propostas pelo governo nesse documento têm a intenção de torná-lo mais seguro e concreto”, declarou o representante do Ministério da Saúde, Neilton Araújo de Oliveira.

 

Segundo os especialistas, se os agrotóxicos não forem bem utilizados, eles podem afetar o ambiente e a saúde humana. De acordo com o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) no Conselho Nacional de Saúde, Luiz Gonzaga Araújo, o uso indiscriminado dos agrotóxicos tem aumentado as intoxicações entre os trabalhadores rurais que ficam expostos a essas substâncias e também entre pessoas que consomem os alimentos contaminados. “Existe a necessidade de uma vigilância e orientação para a correta utilização dos agrotóxicos”, defendeu o conselheiro. Para ele, a fi scalização no campo apenas se preocupa com a comercialização dos agrotóxicos


Na opinião do Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Cláudio Maierovitch, a questão dos agrotóxicos é extremamente delicada, pois envolve riscos que podem se acumular ao longo do tempo e causar problemas que não são imediatos e nem sempre são visíveis.


O Ministério da Saúde está realizando, por meio da Anvisa, análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos. O acompanhamento feito ao longo dos três últimos anos é uma tentativa de melhorar o controle da aplicação de agrotóxicos.

Nas pesquisas realizadas, foi possível observar que existe a necessidade de reduzir o uso de agrotóxicos nos alimentos oferecidos ao consumidor. É o caso a alface, que apresentou um aumento nos níveis de ingredientes tóxicos, e do morango, que mesmo tendo reduções, ainda possui um alto índice de contaminação. Um pouco da história – Durante o século XX, os processos de modernização possibilitaram avanços tecnológicos, estruturais e organizacionais, que afetaram o mundo da produção e as relações de trabalho. Nesse processo, a agricultura tem passado por importantes mudanças, cujo resultado fi nal tem sido a crescente necessidade de aumento da produtividade. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, em 2025 teremos a necessidade de alimentar 7,9 bilhões de pessoas.


Nessa linha, a agricultura brasileira também mudou e na busca de atender a essas demandas crescentes, hoje o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Por ano, cerca de 2,5 bilhões de dólares são gastos nessas compras. Os agrotóxicos são “substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizados em produtos agrícolas e pastagens, com a fi nalidade de alterar a composição destes, e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas”.

A criação dos agrotóxicos teve a intenção de tentar livrar as plantações de possíveis pragas. A sua utilização teve início na década de 20. No Brasil, a utilização ficou mais evidente em ações de combate a vetores agrícolas na década de 60.

 

Quais os alimentos em que podemos encontrar os agrotóxicos?


Em sua maioria, em verduras, legumes, frutas, grãos, açúcar, café, mel, leite, ovos, carnes e frangos.

Cuidados

A limpeza de frutas e hortaliças, além de eliminar microorganismos, reduz a contaminação por produtos
tóxicos. As frutas devem ser lavadas com água corrente e sabão e descascadas. As hortaliças, além de lavadas, devem ser imersas em água com limão por 20 minutos

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I