Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
Emendas parlamentares e o controle social


Convênios a partir de emendas parlamentares serão apreciados no CNS


O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou por unanimidade uma Resolução definindo diretrizes para a elaboração de convênios pelo Ministério da Saúde, a partir de recursos provenientes de emendas parlamentares. A intenção é garantir que as ações de saúde com recursos provenientes de emendas parlamentares obedeçam ao previsto na Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90 e Lei 8142/90) e na Resolução 322/2003 do CNS, que define o que são despesas da área.

 

De acordo com a resolução, o orçamento federal referente a essas emendas somente será executado após aprovação do Conselho Nacional de Saúde, que apreciará o plano de aplicação e as justificativas dos projetos.

 

A partir de agora, a formalização de instrumento de convênio ou similar deverá conter, obrigatoriamente, documento que comprove a aprovação do Conselho de Saúde da respectiva esfera diretamente beneficiada, seja estadual ou municipal. "É licito que o conselho se manifeste sobre esse tema porque a lei permite. Afinal de contas, se é recurso que vai ser disponibilizado para o sistema de saúde de determinado município ou estado deverá ser submetido aos conselhos de saúde", defendeu Francisco Batista Júnior, conselheiro nacional representante dos trabalhadores.

 

A resolução determina ainda que só serão aprovados os convênios que respeitarem as necessidades e o perfil sócio-epidemiológico das localidades onde o recurso será aplicado. Além disso, todos os convênios resultantes de emendas parlamentares terão a execução acompanhada pelo Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Conselho de Saúde que aprovou a aplicação do recurso. "Para nós é fundamental que o conselho e a sociedade tenham controle mais efetivo dos recursos que estão sendo destinado à saúde. A população saberá e dará sua opinião sobre essas emendas por meio dos conselhos de saúde", declarou Francisco Júnior.

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I