Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
CNS aprova estratégias de comunicação e informação para o controle social


Uma das novidades é o projeto de inclusão digital dos conselhos de saúde


O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, na reunião de junho, o Plano de Trabalho da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde (CICIS) para 2006, que tem como eixo principal o fortalecimento do Pacto pela Democratização e Qualidade da Comunicação e Informação em Saúde.


Para os conselheiros nacionais, um dos pontos positivos do plano de trabalho para este ano é justamente a possibilidade de uma comunicação permanente do Conselho Nacional com os conselhos de saúde e a sociedade por meio de diferentes instrumentos de comunicação e informação: Jornal do CNS, Informativo Eletrônico, publicações especiais e site do CNS (www.conselho.saude.gov.br), que é atualizado periodicamente.


Uma das principais ações do Plano de Trabalho é o Projeto de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde. Numa parceria entre CNS, Ministério da Saúde e Banco do Brasil, o projeto tem como principal meta garantir o acesso dos conselheiros estaduais e municipais de saúde a equipamentos de informática, conectados à internet, além de capacitá-los para pesquisa de informações em saúde voltadas ao exercício do controle social.


Vale destacar que o Projeto de Inclusão Digital está voltado, exclusivamente, aos conselhos integrantes do Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde (CNCS).


Dando continuidade ao processo de consolidação do Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde, a CICIS vai acompanhar o processo de atualização dos dados dos estados que completarem um ano de adesão, começando pelo Amazonas e Rio Grande do Sul, integrantes do projeto piloto. Também serão realizadas oficinas regionais de acompanhamento e monitoramento do cadastro.


O Conselho Nacional de Saúde entende que a comunicação e informação na área têm um papel fundamental na construção de uma cultura do Sistema Único de Saúde (SUS). E, por isso, trata-se de uma estratégia prioritária para o exercício do controle social.


Confira outras ações de Comunicação e Informação em saúde do CNS para 2006


Oficinas e Painéis - Atendendo a uma demanda do I Seminário Nacional de Comunicação, Informação e Informática em Saúde, realizado em 2005, o CNS vai promover duas oficinas - uma para conselheiros estaduais e a outra para conselheiros municipais -, além de um seminário para avaliação e consolidação do Pacto pela Democratização e Qualidade da Comunicação e Informação em Saúde.


A CICIS vai levar o debate sobre comunicação e controle social para dois congressos importantes da área da saúde, nos meses de julho e agosto. Durante o VII Congresso Nacional da Rede Unida, em Curitiba/PA, será realizada a Oficina "Comunicação Informação em Saúde para o Exercício do Controle Social". Já no 8o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 10o Congresso Mundial de Saúde Pública, no Rio de Janeiro/RJ, será apresentado um Painel do Pacto Nacional pela Democratização e Qualidade da Comunicação e Informação em Saúde.

 

Documentário - Será produzido documentário sobre o Conselho Nacional de Saúde, com versões em português, inglês e espanhol, para contribuir com as comemorações dos 70 anos do CNS, em 2007, e para abertura da 13ª Conferência Nacional de Saúde, também no mesmo ano.

 

Fique Atento - Para contribuir ainda mais com a democratização das informações em saúde, a proposta do Fique Atento será ampliada. Além da página no Jornal do CNS que já é destinada à divulgação de matérias educativas sobre temas relevantes da área da saúde (ex: mortalidade materna, gravidez na adolescência, infecção hospitalar, acesso aos serviços de saúde), a idéia é promover teleconferências sobre esses mesmos assuntos. O objetivo é promover a reflexão sobre como as condições de vida da população influenciam tais questões e como o controle social pode contribuir para mudar a realidade.

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I