Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de setembro de 2009

 

 

Debates e feira de saúde na Caravana do SUS de Roraima

 

 

 

         A Caravana em Defesa do SUS de Roraima, realizada nesta terça-feira (01), serviu de palco para o debate sobre os avanços e desafios no SUS nos níveis nacional e regional e para a defesa do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade. Paralelo ao evento também aconteceu uma feira de saúde para a população.

 

         Após o ato político de lançamento da Caravana, os debates foram iniciados em uma mesa coordenada pela Conselheira Nacional Ruth Bittencourt. O painel de abertura teve a apresentação do Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior. Ao mostrar dados coletados pelo IBGE, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, lembrou a necessidade de preservação do resgate histórico e ideológico do SUS e da importância do conceito de saúde.


         “Saúde é muito mais do que hospital e medicamento, é mais do que as pessoas costumam reivindicar. Saúde também envolve alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho”. Outro ponto destacado pelo Presidente do CNS foi a necessidade de fortalecimento do setor público estatal via incentivos financeiros e com uma legislação específica. “O Conselho Nacional de Saúde defende a regulamentação da Emenda Constitucional n.º 29. Quem está contra a Contribuição Social para a Saúde (CSS) são os sonegadores”, concluiu.

 

         O painel seguinte foi apresentado pelo Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antônio Alves, que defendeu o reconhecimento do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade. Segundo ele, tal medida vai garantir que os princípios do SUS sejam preservados. “Um sistema com a dimensão do SUS, que não é só para brasileiros, mas que atende quem está em território nacional, deve ser protegido”. De acordo com Antônio Alves, o SUS contribui como fonte de expansão estratégica para a economia e para a política social do País.


         No terceiro e último painel, o Secretário de Saúde de Roraima, Samir de Castro Hatem, fez um panorama sobre o trabalho realizado pela Secretaria em benefício da saúde pública do Estado. “Roraima foi criada no mesmo ano do SUS e assim como acontece com o sistema em outras localidades, os recursos financeiros estão entre os grandes desafios para nós”, disse. Samir Hatem afirmou que o Estado tem buscado adequar duramente o orçamento financeiro com planejamento, para conseguir avançar na saúde local. Ainda de acordo com o secretário, entre as macro-diretrizes definidas para a saúde de Roraima estão a melhor estrutura da atenção básica e o esforço no sentido de aperfeiçoar a gestão de forma a dar suporte para que os Municípios desenvolvam seus papéis. O Secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para destacar a importância do SUS em Roraima, “o Estado de Roraima possui 745 leitos hospitalares, sendo que 697 são leitos destinados ao SUS, ou seja, 93,55% dos leitos existentes estão disponíveis ao Sistema”, exemplificou.

 

FEIRA DE SAÚDE – Ao lado do ginásio onde estava acontecendo a Caravana em Defesa do SUS foi montada uma feira com diferentes serviços de saúde para a população local que teve acesso a atendimentos odontológicos, palestras sobre aleitamento materno e saúde bucal, kits com escova e creme dental. Na oportunidade, a população também pode fazer o cadastro do cartão do SUS e o agendamento da primeira visita socioeconômica para o cadastramento no Programa Bolsa Família, cortes de cabelo e medição da pressão arterial. Mais de mil pessoas passaram pelo local do evento.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I