Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de setembro de 2009

 

 

Recursos para a saúde na pauta da Caravana de Roraima

 

 

 

 

         A cidade de Boa Vista, em Roraima, recebeu na terça-feira (01) a décima etapa da Caravana em Defesa do SUS. Com o objetivo de discutir os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde, cerca de oitocentos participantes lotaram o ginásio da Escola Estadual Severino Cavalcante e acompanharam de perto a apresentação de um coral, a solenidade de abertura do evento e os painéis de debates.

 

         Compuseram a mesa de honra o Governador José de Anchieta Júnior, o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior e o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antônio Alves de Souza, além de representantes do Controle Social Estadual e Municipal e dos Governos do Estado e do Município de Boa Vista.

 

         Em seu discurso de abertura da Caravana, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, falou sobre o desafio de percorrer todos os Estados do País para defender o SUS. De acordo com Francisco Batista Júnior, o sistema possui grandes avanços e desafios e é fundamental debatê-lo nos Estados amazônicos, que possuem diversas particularidades. “O SUS vem resistindo bravamente nesses últimos 20 anos aos setores que são contrários ao sistema e cabe a nós defendermos e lutarmos para garantir um serviço público de saúde de qualidade para a população brasileira”.

 

         O Governador José de Anchieta Junior exaltou o Sistema Único de Saúde. “É um sistema que deu certo e trouxe a oportunidade de todo brasileiro ter acesso à saúde”, afirmou. Segundo o Governador, hoje o País vive uma nova realidade sem a CPMF e reforçou a necessidade da regulamentação da EC-29, que permitirá a definição das responsabilidades dos Estados e Municípios. “A saúde não pode esperar. Chamamos todos os atores envolvidos a se unirem de forma célere em favor da saúde”, concluiu.

 

         Para o Secretário de Estado da Saúde de Roraima, Samir de Castro Hatem, a realização da Caravana em Defesa do SUS é uma oportunidade de discutir de forma eficaz o futuro do SUS no Estado e no País. Outra questão ressaltada por Samir, refere-se ao recurso financeiro para a saúde. “Em Roraima temos um componente diferente, somos uma região de fronteira e o SUS recepciona todos. É urgente a revisão dos recursos repassados aos Estados e Municípios”, afirmou. Ele informou, ainda, que a Secretaria tem se esforçado na participação do Controle Social local e no fortalecimento da atenção básica nos 15 municípios de Roraima.

 

         Em sua fala, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Boa Vista, Ricardo Herculano Bulhão, ressaltou a papel dos Conselhos de Saúde. “O Controle Social é muito importante, não é apenas fiscalização, mas sim a oportunidade da população de participar da saúde pública”.

 

         A regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 também foi defendida pela Secretária Municipal da Saúde de Boa Vista, Iracir Oliveira da Cunha. Segundo a Secretária, 67% da população do Estado reside na capital, sendo um desafio garantir o acesso à saúde. Iracir lembrou que outro grande desafio é a aprovação do plano de cargos e salários dos servidores. “A regulamentação da EC-29 permitirá que novos recursos sejam agregados à saúde, permitindo avanços e melhorias”, concluiu.

         O Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, falou sobre a necessidade de fortalecimento do Controle Social, que precisa ser um grande parceiro da gestão na melhoria dos serviços públicos de saúde. Antônio Alves também destacou a necessidade de revisão da repartição dos recursos “o dinheiro que é aplicado em Roraima é diferente do que é repassado para Minas Gerais, por exemplo, pois possui um valor diferente”. O Secretário Antônio Alves também falou sobre a importância da regulamentação da EC-29 e do desafio de garantir que os recursos sejam realmente investidos na saúde.

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I