Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de agosto de 2009

 

 

CNS participa do 2º Seminário Nacional de Humanização, em Brasília

 

 

 

           O Ministério da Saúde promove, entre os dias 5 e 7 de agosto, o 2º Seminário Nacional de Humanização, com o tema Trocando experiências. Aprimorando o SUS.

 

           Cerca de 1,2 mil participantes estarão reunidos em Brasília, para vivenciar e promover discussões em torno de três eixos principais: a) Outro humanismo e os desafios da equidade na produção de saúde e sustentabilidade do SUS; b) Trabalho e Formação em Saúde e c) Tecnologias de humanização da atenção e gestão.

 

           A proposta é que o seminário seja uma arena aberta pela Política Nacional de Humanização para ampliar o diálogo em torno de seus princípios, métodos, diretrizes e dispositivos. “Nosso objetivo é criar uma rede de colaboração, que permita o encontro, a troca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a multiplicidade de visões, a arte da conversa”, resume Dário Frederico Pasche, coordenador Nacional da Política de Humanização.

 

           Esta segunda edição do seminário, que contará com transmissão on-line pela Rede HumanizaSUS, engloba diversas atividades, como mesas de discussão, rodas de conversa, pôsteres, o Café HumanizaSUS e a Mostra Interativa HumanizaSUS, sendo que o Conselho Nacional de Saúde está confirmado para as Rodas de Conversa dos dias 5 e 6 nos temas Participação cidadã em saúde: desafios da qualificação da participação nas instâncias colegiadas e Novos arranjos das  organizações de saúde: impasses e repercussões sobre a humanização no trabalho, respectivamente.

 

           Sobre a PNH - Voltada tanto para usuários do SUS, quanto para trabalhadores e gestores, a Política Nacional de Humanização trabalha a partir do método da inclusão destes três protagonistas na produção de saúde. Ela estimula o desdobramento de suas diretrizes em dispositivos que possam aprimorar o serviço de saúde, como o Acolhimento com Classificação de Risco; Equipe de Referência e Apoio Matricial; Projeto Terapêutico Singular, Projeto de Saúde Coletiva; Construção coletiva da Ambiência; Gestão compartilhada (colegiados, contratos de gestão); Sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde; Projeto de acolhimento do familiar/cuidador; Programa de Formação em Saúde e Trabalho e atividades de Qualidade de Vida e Atenção à Saúde para os trabalhadores da saúde;  Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) etc.

 

2º Seminário Nacional de Humanização

Tema: Trocando experiências. Aprimorando o SUS

Data: de 5 a 7 de agosto, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília - DF

 

Mais informações:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=1342

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I