Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de novembro de 2009

 

 

Controle social realiza Caravana em Defesa do SUS no Rio Grande do Sul

 

 


        Mesmo sem contar com o apoio da gestão local, o Rio Grande do Sul foi o 19° Estado a organizar a Caravana em Defesa do SUS, evento promovido pelo Conselho Nacional de Saúde e Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SEGEP) do Ministério da Saúde e, nesta etapa, em parceira com Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e com o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre. Reunidos no Teatro Dante Barono, na Assembleia Legislativa, gestores, usuários e trabalhadores tiveram a oportunidade de debater os avanços e desafios do SUS no País e no Estado e o reconhecimento do Sistema Único de Saúde como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade.

        Em sua fala, no ato de abertura da Caravana, Francisco Batista Júnior, Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), destacou os problemas enfrentados pelo SUS atualmente e afirmou que o Sistema vive sua fase mais difícil “com uma situação sem precedentes”, e citou a demora na regulamentação da Emenda Constitucional 29, um dos seus maiores entraves. Francisco Batista aproveitou a oportunidade para reforçar o convite aos participantes do evento para a Caravana Nacional, que irá ocorrer no dia 08 de dezembro, em Brasília.


        “O Ministério Público apoia e parabeniza a Caravana e a iniciativa do CNS”, disse o representante do Ministério Público do Estado, Francesco Conti. O Promotor afirmou, ainda, que terá como meta para o ano que vem a inclusão da defesa do SUS como compromisso institucional do MP.


        O Deputado Adão Vilaverde, no ato representando o Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, fez questão de saudar todos da área da saúde, que “dão a real dimensão e significado dos Sistemas Universais de Saúde”. Também na mesa de abertura do evento, a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Aglaer Rocha, destacou a importância da Caravana em Defesa do SUS como “uma repolitização da sociedade, e não só governo” e informou sobre a luta da Secretaria pela regulamentação da EC-29, que permitirá melhorias na saúde pública em todo o País.

        O Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Carlos Alberto Ebeling Duarte, fez críticas à falta de apoio financeiro e logístico do governo para que representantes dos Conselhos Municipais de Saúde pudessem comparecer em massa à Caravana em Defesa do SUS, em Porto Alegre. De acordo com o Presidente, foi realizado um evento preparatório para a Caravana no dia 05 de novembro, no Sindicato dos Bancários da Capital gaúcha.


        Maria Natividade Gomes da Silva Texeira Santana, Secretária de Gestão Estratégica e Participativa substituta, falou durante a Caravana sobre o papel da Secretaria, que foi criada pelo Presidente Lula com a meta de apoiar e aumentar a participação e o controle popular do SUS. “Temos que continuar na militância e na defesa do SUS, que tem como tripé a população brasileira”, disse.


        Também fizeram parte da mesa de abertura, o Deputado Estadual Raul Ponte, o Vereador Carlos Todeschini, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, Maria Letícia de Oliveira Garcia, o Conselheiro Nacional e representante do Conasems, Arilson da Silva Cardoso e a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Isabel Rocha.

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I