Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de dezembro de 2009

 

 

 

CNS entrega propostas da Caravana ao Ministério da Saúde

 

 

 

        Dando continuidade à programação da Caravana em Defesa do SUS, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, entregou para a Ministra Interina da Saúde, Márcia Bassit, documento oficial da Caravana com as propostas do CNS na defesa e consolidação do SUS.

 

        Para Francisco Batista Júnior, a Caravana cumpriu seus objetivos e a imensa participação dos Estados superou as expectativas. O Presidente do CNS fez uma explanação das sete propostas e destacou que o documento produzido pelo Conselho “quis ir além, pois mais do que realçar as ações e avanços, falar dos desafios, o CNS também buscou trazer propostas para o fortalecimento do SUS”. A necessidade de regulamentar a Emenda Constitucional 29 foi outro ponto reforçado pelo Presidente do Conselho Nacional.


        “Nós queremos aqui é fazer, de fato, um movimento nacional pelo fortalecimento do SUS. É preciso deixar claro tudo de bom que o Sistema trouxe para o país e também mostrar para a população, o que é o SUS. A falta de informação sobre o sistema passa inclusive pelos trabalhadores”, afirmou Francisco Batista.


        Ao receber o documento oficial com as propostas da Caravana, a Ministra Interina, Márcia Bassit, destacou a realização da Caravana, “percorrendo todo o País e tomando conhecimento do que é o SUS”. De acordo com a Ministra, o Ministério só poderia receber com alegria e estar de acordo com as propostas apresentadas pelo Conselho Nacional de Saúde. “O Ministério da Saúde é parceiro do Conselho. Como seríamos contra a questão do subfinanciamento, por exemplo. Estamos alinhados em defesa da regulamentação da Emenda Constitucional 29”, ponderou.

        A Ministra, ao falar da proposta sobre a criação da carreira única da saúde, afirmou que pode haver diferenças de condução, mas que o Ministério também defende a profissionalização na saúde. “O serviço civil em saúde é uma proposta interessante, uma forma de a sociedade dar o retorno”, afirmou. Márcia Bassit defendeu, ainda, a continuidade da mobilização na defesa do SUS.


        Em seguida um grupo de Conselheiros, Coordenadores de Plenária e representantes do Ministério da Saúde acompanhou o Presidente do CNS e a Ministra Interina em um encontro com o Vice-Presidente, José Alencar, na entrega do documento oficial da Caravana em Defesa do SUS.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I