Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de fevereiro de 2009



Caravana aposta na participação popular para fortalecimento do SUS

 


A Caravana Nacional em Defesa do SUS foi o primeiro ponto de pauta da 194ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, na manhã desta quarta-feira, em Brasília.

A proposta da Caravana, aprovada na última reunião ordinária e na agenda política do CNS para o ano de 2009, tem como tema central o SUS como Patrimônio Social e Cultural da Humanidade e consiste em uma ação conjunta com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.

 

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antônio Alves de Souza, lembrou que o lançamento do projeto de transformar o Sistema Único de Saúde como patrimônio da humanidade exigirá uma grande mobilização, “uma vez que a Unesco não possui essa experiência de transformar uma política pública em patrimônio. Precisamos mostrar que isso é um anseio da sociedade e não de segmentos”. O secretário sugeriu, ainda, a captação de assinaturas de apoio por todo o Brasil.

 

O presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, ressalta que proposta da Caravana é oportunizar o debate da conjuntura atual, considerando a crise e conseqüentes diminuições de investimentos públicos e de serviços, mas respeitando a realidade específica e necessidades de cada Estado, “eles vão nos dizer quais são seus assuntos mais prementes”.

 

A mobilização será viabilizada, inicialmente, por meio de parcerias entre Ministério da Saúde, Conselhos de Saúde, Gestores Estaduais e Municipais das Secretarias de Saúde, movimentos sociais, Universidades, Ministério Público, Legislativos Estadual e Municipal, CONASS e Conasems. A previsão é de que a mobilização já tenha início no próximo mês de março.

 

Fotos

11/02
Resolução:
1024 - 2896

 
11/02
Resolução:
1024 - 2896
11/02
Resolução:
1024 - 2896
 
11/02
Resolução:
1024 - 2896


 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I