Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de agosto de 2009

 

 

CNS, Ministério da Saúde e Correios lançam selo comemorativo

 

 

 

 

       Foi lançado nesta quarta-feira, 12 de agosto, um selo comemorativo aos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade aconteceu durante a 200ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

       Para o Presidente dos Correios e Telégrafos, Carlos Henrique Almeida Custódio, o ato é importante porque a empresa poderá levar a “marca maravilhosa do SUS” a todos os brasileiros. “A parceria firmada entre a União Postal Universal (UPU) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) ficaria incompleta sem a presença do nosso Ministério da Saúde, que possui o melhor programa de combate a Aids no mundo.”

 

           O Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, também se mostrou satisfeito com a parceria, que ele considera fruto de uma administração eficiente e poderá servir de exemplo para outras iniciativas. O Presidente também ressaltou a importância do cidadão na defesa SUS, “estamos viajando o País faz quatro meses para defender o SUS. Nesse período escutamos diversos atores sociais que representam o Sistema Único de Saúde e eles destacam cada vez mais a tremenda necessidade em defendê-lo. Um ato como esse (criação do selo) mostra que estamos no caminho certo na luta por um SUS mais forte”, disse Júnior.

 

 

           Para o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a parceria tornará possível que o mundo saiba que o Brasil possui um sistema de saúde forte. “A vida se faz de trabalho e desafios, mas símbolos também são importantes. No momento que o SUS vira um selo ele passará a percorrer o mundo pelas mãos dos colecionadores e pelas cartas, levando assim o conhecimento do SUS a todos. Isso é de grande importância para o Ministério da Saúde”.

 

           O ministro enfatizou a importância dos movimentos sociais continuarem na luta pela regulamentação da Emenda 29 – que estipula um percentual mínimo a ser gasto pela União, Estados e Municípios em saúde – e, dessa forma, garantir o financiamento do SUS para os próximos anos.

 

           Ao fim do evento o Presidente da EBCT, Carlos Custódio, em ato simbólico, entregou ao Ministro Temporão e ao Presidente do CNS, Francisco Batista, o carimbo para a primeira obliteração do selo comemorativo, que terá a validade de um mês - 12 de agosto e 12 de setembro.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I