Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de novembro de 2009

 

 

 

Campanha sobre diagnóstico precoce do HIV e da sífilis é apresentada ao CNS

 

 

        Os debates da 203ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) foram retomados na manhã desta quinta-feira (12) com a apresentação sobre a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce do HIV e da sífilis. De acordo com a Diretora do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST e AIDS) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Mariângela Batista Galvão Simão, a testagem do HIV no Brasil quase dobrou na última década, sendo a realização do exame no pré-natal um dos reflexos desse aumento.

 

         Mariângela Simão falou sobre a importância do diagnóstico precoce e apontou o incremento do teto financeiro dos Estados para a realização dos testes de HIV e sífilis como uma das ações de Governo. A diretora ressaltou, ainda, a parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “entre as ações para sair um pouco dos serviços de saúde e realizar atividades itinerantes que aumentem a oportunidade de realização de testes”. Para 2010, Mariângela Simão apontou como grande desafio o aumento das oportunidades do diagnóstico precoce da infecção pelos vírus das hepatites B e C, dada a baixa cobertura atual e o descobrimento tardio das doenças.

 

         O Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde da CNBB, André Luiz de Oliveira, também falou da parceira da entidade com o Ministério da Saúde, que tem por objetivo sensibilizar as pessoas quanto ao diagnóstico precoce.  André Oliveira informou que a campanha está sendo priorizada nas cidades de Manaus, Fortaleza, João Pessoa, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre e, após avaliação, poderá ser expandida para outras localidades. “Ao longo dos últimos seis meses foram feitas capacitações para que os agentes voluntários das Pastorais da Saúde, da Criança e da AIDS possam multiplicar seus conhecimentos e ampliar essa ideia e perspectiva”, disse.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I