Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de agosto de 2009

 

 

Orçamento: EC 29 e CSS são fundamentais para o financiamento da saúde

 

 

 

       Nesta quarta-feira (12), durante a 200ª Reunião Ordinária do CNS, a Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit, e o Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Darcísio Perondi, abriram a mesa sobre a Lei Orçamentária Anual, apresentando a grave situação financeira da saúde e as consequências da não regulamentação urgente da Emenda Constitucional nº29 e não aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS).

 

       Segundo a Secretária Executiva, o Ministério da Saúde está pleiteando junto ao Ministério do Planejamento, recursos na ordem de 2 bilhões de reais para fechar o ano de 2009, “fizemos cortes substanciais, mas mesmo assim, a partir de outubro ou novembro, não teremos mais como repassar pagamentos importantes”. De acordo com Márcia Bassit, foi solicitado, também, ao Ministério do Planejamento recursos extras para o enfrentamento da gripe H1N1.

 

       Para Márcia Bassit, a única forma de se garantir recursos em 2010 é por meio da regulamentação da EC 29 e da criação da CSS e conclamou uma mobilização com esse propósito, “com a CSS teremos garantido pelo menos 5 bilhões de reais, já que, de acordo com o Ministério do Planejamento, 7,5 bilhões iriam para os Estados e Municípios”.

 

       O Deputado Darcísio Perondi apresentou um panorama da tramitação do projeto de lei que regulamenta a EC 29 e ressaltou que este é o momento mais oportuno para a sua aprovação, “mas precisamos aumentar a pressão sobre o Congresso, fazer mobilizações e formar um comitê de emergência. Nós temos perseverança, história e poder de mobilização para vencer essa luta”.

 

       Em seguida, o Deputado convidou o CNS para um encontro com diversos líderes de partidos, para o qual foi formado um grupo que seguiu para a Câmara, além de uma grande mobilização na próxima semana na Câmara Federal.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I