Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de fevereiro de 2009


 

1ª Conferência Mundial sobre Sistema Universal de Saúde e Seguridade Social

 

 

 

          Após ter sido lançada no Fórum Social Mundial da Saúde, em janeiro, a 1ª Conferência Mundial sobre Sistema Universal de Saúde e Seguridade Social começa a tomar forma.

 

          Durante apresentação na reunião ordinária, o presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, anunciou a realização do primeiro encontro de coordenação, no próximo dia 17. Ele justifica a realização do evento: “se queremos defender a seguridade social como direito alienável do cidadão, temos de ampliar o debate para além das nossas fronteiras”.

 

          Para o presidente, a Conferência representa um movimento de contraposição à lógica que vem sendo imposta e fortalecimento do sistema universal, “países que possuem o sistema universal sofrem um ataque violento do capital e de grandes grupos na perspectiva da privatização e precisamos reverter esse cenário”. Francisco Júnior lembra que, apesar dos problemas, o Brasil é referência mundial no que diz respeito a sistema universal de saúde, “por isso vamos sediar o evento”.

 

          O secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antônio Alves de Souza, considera que a realização da Conferência esteja vindo num bom momento, “o momento é oportuno porque percebemos que os países que melhor enfrentam a crise econômica, possuem seguridade social e sistema universal de saúde”. Para ele o evento vem ao encontro do lançamento da campanha para tornar o SUS patrimônio da humanidade, “precisamos mobilizar nacional e internacionalmente os parceiros para ter apoio no país, na América Latina e no mundo. Podemos conseguir aliados e pensar os sistemas universais como patrimônios da humanidade”. Segundo o secretário, outros ministérios já se dispuseram a participar da Conferência.

 

          Há perspectiva de participação de mais de 100 países, sendo que Guatemala, Colômbia, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai e países da África já manifestaram interesse em participar da organização da 1ª Conferência dos Sistemas Universais de Saúde e Seguridade Social.

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I