Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de maio de 2009

 

 

 

Presidente do CNS participa de encontro de jovens do Morhan

 

           A participação popular pode mudar o futuro deste país. Foi deste modo que Francisco Batista Júnior, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), falou durante a mesa de abertura do I Encontro de Jovens do Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase (Morhan). O evento ocorreu nesta terça-feira, 12 de maio.

 

           A transformação do Brasil, país do futuro, em país do presente foi o tema principal dos debates ocorridos entre os membros da mesa. “Os jovens estão cansados de ser o futuro e a prova é essa. Estamos participando do presente, do que está acontecendo agora. Nós devemos procurar a cura para o preconceito contra quem tem deficiência física. Elas devem ser respeitadas para que assim possam ser reintegradas a sociedade” disse Walter da Cruz Barrancas, jovem integrante do Núcleo da Colônia de Santo Aleixo, no Amazonas.

 

           Segundo Francisco Júnior, a alternativa para um novo Brasil é investir na participação popular. "O futuro do país passa pela cidadania plena, passa pela participação da população. É a única alternativa. Devemos provocar os jovens para a mobilização. O Morhan pode ser exemplo para outros atores políticos que estão perdidos e devem repensar sua identidade e objetivos."

 

           Integraram também a mesa Artur Custódio de Sousa, coordenador nacional do Morhan; Maria Aparecida Grossi, coordenadora do Programa Nacional de Controle de Hanseníase do Ministério da Saúde; Davi Barros, presidente do Conselho Nacional de Juventude e Cristiano Claudio Torres, vice-coordenador Nacional do Morhan. 

 

           No dia seguinte, 13 de maio, durante a reunião ordinária do Conselho, Artur Custódio explicou os objetivos do encontro. “A idéia é trabalhar a formação política dos jovens, para que eles compreendam a história do Morhan, um movimento de luta pela cidadania, não só por quem tem ou teve hanseníase mas para toda a sociedade. Viemos aqui porque esta casa nos acolhe há muitos anos e representa um canal para a voz de uma população estigmatizada”, comentou.

 

           Ele também convidou os conselheiros para participarem de dois atos públicos para alertar o avanço da doença em menores de 15 anos: pela manhã, em frente ao Congresso, foi instalado um painel gigante do mapa do Brasil, com a incidência da hanseníase por município, nos últimos cinco anos, criado pelo artista plástico Siron Franco, e, à tarde, foram distribuídos panfletos aos gestores de saúde durante o XXV Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I