Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de maio de 2009

 

 

CNS avalia mobilizações contra Fundações de Direito Privado

 

 

 

img

A 197ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) colocou em pauta a mobilização social que está sendo feita pelos sindicatos, conselhos e entidades civis contra a aprovação do projeto de lei complementar 92-A/2007, que propõe a criação das Fundações de Direito Privado.

 

A avaliação é positiva. O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, considerou uma conquista o adiamento da votação do projeto, que estava inicialmente marcada para a semana passada.

 

Na tarde desta terça-feira, uma delegação bem representativa dos movimentos sociais esteve no Congresso Nacional conversando com parlamentares, e, à noite, tiveram uma reunião com representantes do Partido dos Trabalhadores (PT): Pepe Vargas (RS), Paulo Rocha (PA), Fernando Ferro (PE) e Geraldo Magela (DF). Os quatro deputados se dispuseram a apoiar o adiamento da votação.

 

Além disso, o deputado Jofran Frejat (PR/DF), deve apresentar à Câmara dos Deputados duas propostas, com pontos defendidos pelo Conselho: um Projeto de Lei que pretende regulamentar a Constituição Federal, de forma a garantir a autonomia administrativa e financeira dos serviços de saúde e uma proposta de Emenda Constitucional para profissionalizar as carreiras do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Os movimentos sociais também estão em diálogo com o gabinete do Presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), para pedir a retirada definitiva da proposta governamental da pauta de votação.

 

Paralelo a isso, o Conselho está em contato com os Deputados contrários a proposta das fundações para elaborar um projeto de lei alternativo, que deverá ser apresentado em Plenária Nacional de Conselhos de Saúde no dia 3 de junho de 2009.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I