Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de outubro de 2009

 

 

PID: ENSP/Fiocruz apresenta ao Pleno proposta de curso de formação de Conselheiros a distância

 

 

 

         O último ponto de pauta da 202ª Reunião Ordinária do CNS foi dedicado ao Programa de Inclusão Digital (PID) e à apresentação da proposta de Educação a Distância para a formação permanente de Conselheiros de Saúde.

 

         Ainda no início da reunião, a Coordenadora da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde do CNS (CICIS), Conselheira Silvia Casagrande, lembrou que o PID é articulado em três eixos: a distribuição de Computadores, conectividade e educação permanente com cursos de introdução à informática e de informação/saúde/Controle Social.

 

         Conduzido pela CICIS e em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, o Projeto de Cooperação para Formação Permanente de Conselheiros de Saúde é executado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

 

         De acordo com o Projeto, a educação permanente se daria em duas partes: a modalidade presencial (100% concluída) e a modalidade a distância, apresentada durante a 202ª RO para aval do Conselho Nacional de Saúde.

 

Atividade presencial

         Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes, Coordenadora pela Fiocruz do Projeto de Cooperação, lembrou que o eixo condutor do Projeto é a construção coletiva e participativa e que o mesmo é fruto de um trabalho conjunto entre o CNS, CICIS e SGEP. Segundo ela, todo o processo foi desenvolvido considerando o respeito ao universo e linguagem dos Conselheiros de Saúde; com elaboração de uma proposta pedagógica participativa e construtivista; com abordagem reflexiva e de estímulo ao pensamento crítico frente às “novas tecnologias de informação e comunicação”; com seu uso crítico no exercício do Controle Social, dentre outras características.

 

         O conteúdo programático da formação presencial abrangeu temas como o mito da neutralidade da informação em saúde; impactos positivos e negativos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no cotidiano dos cidadãos e para o exercício do Controle Social; acesso e uso da informação em saúde: condições de vida e situação de saúde; micro-dados e indicadores de saúde: fontes; democratização e qualidade da informação em saúde; saúde e eGov: acesso e uso no Controle Social; uso da informação e a ética na defesa da privacidade; possibilidades de uso democrático e participativo das TIC.

 

Educação a Distância

         Dando continuidade ao processo, a modalidade de Educação a Distância visa expandir para um número maior de Conselheiros de Saúde o conteúdo do Curso presencial realizado no âmbito do PID, garantindo a ampliação do alcance de seu objetivo que é de contribuir para o apoio ao Controle Social e à gestão participativa do SUS, por meio de um processo de capacitação dos Conselhos de Saúde.

 

         De acordo com a Assessora Pedagógica do Programa de Educação a Distância da ENSP, Sheila Nunes, a carga horária estimada é de 60 horas e o curso será divido em seis unidades: Exercício do Controle Social /Ação Informada; Informação em Saúde e o Mito da Neutralidade; Processo de saúde/doença/cuidado e determinantes sociais da saúde; Informação para apoiar o exercício do Controle Social; Tecnologia da Informação e Comunicação relevante para o controle social no SUS; e Ética no uso da Informação em Saúde no contexto do SUS. A meta de participação é de seis mil Conselheiros.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I