Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de junho de 2009

 

 

Caravana conquista jovens para lutar pelo SUS

 

A Caravana do SUS no Espírito Santo mostrou que há uma nova geração de militantes em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 60 estudantes trabalharam de forma voluntária na Caravana. A maioria freqüenta cursos da área da saúde, mas há também alunos de Direito e Administração.

 

Milena Cordeiro é uma destas jovens. Estudante do 4º ano de Psicologia da Faculdade Brasileira UNIVIX,   atua desde 2006 como  voluntária em sua faculdade nos eventos que tratam do Sistema Único de Saúde (SUS), Conferências e Plenárias, em um grupo de estudos que se chama Liga de Saúde Pública.  Em 2008, o grupo chamou a atenção do Conselho Estadual de Saúde, que o convidou para organizar eventos e participar das reuniões.  Boa parte dos alunos aderiu à proposta.

 

            “O que acho mais interessante no Conselho é a oportunidade de saber como são construídas as políticas públicas. A visão de sala de aula é estereotipada, focada nas dificuldades. Não estou anulando os problemas, mas queria conhecer o outro lado do SUS. Ao participar das reuniões do Conselho, descobri que o sistema não se restringe às longas filas em hospitais”, afirma Milena, que pretende atuar na rede pública ao se formar.

 

A Humanização do SUS

 

            Paralelo ao evento, ocorreu a mostra HumanizaSUS, criada no ano passado para comemorar os 20 anos do SUS. A idéia é divulgar a política de atuação do SUS por meio de módulos que são:

 

            . Túnel - apresenta a história do sistema e dispõem em áudio depoimentos de consultores do programa;

            . Tenda da Música – o visitante pode assistir um videoclipe de um cordel, feito especialmente para a mostra, e participar de uma dinâmica interativa;

            . Agora é a sua vez de falar - gravação em vídeo de depoimentos pessoais, uma espécie de ouvidoria do público;

            . Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde – apresenta os seis princípios que compõem a Carta, além de fotos de pessoas que usam o SUS.  

            . Computadores – dois deles estão disponíveis aos visitantes para que visitem o site www.redehumanizasus.net, e outros dois permitem ao público tirar fotografias para serem guardadas como lembranças do evento.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I